Notícia de Colaboração em Projeto e Livro do IPEA: Classes Sociais na Pauta de Políticas Públicas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) vem desenvolvendo um projeto que resultou na publicação recente do livro “Dinâmica Econômica, Mudanças Sociais e Novas Pautas de Políticas Públicas”, de acesso público no Repositório do instituto (vide link abaixo). A iniciativa do IPEA propõe o uso de tipologias de classe social com a finalidade de monitorar circunstâncias, avaliar resultados e propor políticas ajustadas aos grupos socioeconômicos da sociedade brasileira. Entende-se que este instrumento pode ser útil para a elaboração de políticas públicas, tendo em vista as mudanças da estrutura produtiva e ocupacional, cujos impactos na sociedade brasileira colocam a necessidade de detectar novas demandas ou de ajustar políticas existentes. Existem precedentes mais amplos para este tipo de iniciativa que no caso em questão envolve um projeto específico e não uma orientação oficial. O Reino Unido usa uma classificação socioeconômica oficial desde o Censo de 2001, quando um esquema mais antigo foi atualizado por uma orientação sociológica. Uma classificação similar, embora não oficializada, foi promovida e ajustada às estatísticas da União Europeia. Na atualidade a área científica da Comissão Europeia conduz um grande projeto sobre as “Classes Sociais na Era Digital”.

Embora o projeto do IPEA se mostre aberto a diferentes enfoques, adotou como referência a tipologia de classes para o Brasil que foi elaborada e tem sido aplicada pelo pesquisador José Alcides Figueiredo Santos (UFJF) em seus estudos. Os quatro primeiros capítulos de vários autores tratam de aspectos teórico-metodológicos sobre mapas de classe. No capítulo 5 José Alcides Figueiredo Santos (UFJF) expôs os fundamentos e mostrou os potenciais desta tipologia  na análise de desigualdades de renda, saúde e mobilidade social com o uso de bases de dados oficiais do país. O sociólogo André Salata (PUC-RS) ao analisar a expansão educacional em um critério relativo no capítulo 6 revela como os filhos precisam estudar muito mais para obter posição social equivalente aos pais.  Estudo denso de mobilidade social realizado por José Alcides Figueiredo Santos (UFJF) no capítulo 7 acerca das interações entre origem de classe e raça na sucessão de coortes de nascimento sugere que a desvantagem socioeconômica, combinada e modulada por raça, representa o grande norte de ação de uma política de ampla escala, inclusiva e transformadora no Brasil. O capítulo 8 do economista Luis Carlos Magalhães (IPEA) e outros retrata as implicações do processo de desindustrialização precoce no país em termos de queda de participação relativa de capitalistas a trabalhadores industriais na configuração social brasileira. O capítulo 9 de André Viana (IPEA), por fim, indica como as mudanças na participação da renda entre os diversos grupos socioeconômicos, ao acirrar o conflito distributivo, podem ajudar a entender o ressurgimento no Brasil de orientações antidistributivistas. Tipologias de classe importam no desenho e avaliação de políticas públicas. Devido à repercussão positiva dos resultados do projeto e do livro no IPEA, o projeto atualizado com novas metas foi elencado como um dos eixos destacados de interesse da instituição. O pesquisador deve continuar colaborando com a iniciativa do IPEA nos seus novos desdobramentos.

Qualificação: Doutor em Sociologia; Professor Titular (aposentado) da UFJF; Professor Convidado junto ao Centro de Pesquisas Sociais (CPS) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF, Processo 23071.918636/2023-76.

Vide estudos do pesquisador com uso desta tipologia de classes disponíveis na rede ResearchGate:

Projeto e livro do IPEA: Especificação de capítulos de livro publicados

1.1. SANTOS, J. A. F.. Fundamentos e aplicações de uma tipologia de classes para o Brasil. In: João Cláudio Basso Pompeu; André Rego Viana; Luís Carlos Garcia Magalhães; Ana Paula Vasconcelos Gonçalves. (Org.). Dinâmica Econômica, Mudanças Sociais e Novas Pautas de Políticas Públicas. 1ed. Brasília: IPEA, 2023, p. 125-157.

Cópia digital em separado do capítulo está disponível no Repositório do IPEA:

1.2. SANTOS, J. A. F.. Interações entre origem de classe e raça na transmissão das desigualdades no Brasil. In: João Cláudio Basso Pompeu; André Rego Viana; Luís Carlos Garcia Magalhães; Ana Paula Vasconcelos Gonçalves. (Org.). Dinâmica Econômica, Mudanças Sociais e Novas Pautas de Políticas Públicas. 1ed. Brasília: IPEA, 2023, p. 203-234.

Cópia digital em separado do capítulo está disponível no Repositório do IPEA:

● Versão digital do livro completo está disponível no Repositório do IPEA:

Registros de lançamentos e apresentações de resultados do livro:

1.3. Apresentações e discussões dos dois estudos e capítulos elaborados pelo autor no Seminário de Lançamento do livro “Dinâmica Econômica, Mudanças Sociais e Novas Pautas de Políticas Públicas”, na sede do IPEA, Brasília, no dia 06.12.2023. O Seminário foi veiculado online ao vivo para os interessados inscritos.

Registros fotográficos oficiais do Seminário do IPEA:

Lançamento do Livro Dinâmica Econômica, Mudanças Sociais e Novas Pautas de Políticas Públicas
 Imagem incorporada

1.4. Apresentação do estudo do autor sobre “Interações entre origem de classe e raça na transmissão das desigualdades no Brasil” na Sessão Especial Anpec/IPEA, no dia 13.12.2023, dedicada ao referido livro, que ocorreu no 51º Encontro Nacional de Economia no Rio de Janeiro.

Gravação da Sessão Especial Anpec/IPEA está disponível na página da Anpec no Youtube:

A reprodução da sessão inicia-se após sete minutos de “Em Instantes Iniciaremos”.