II Seminário Internacional Política Subnacional na América Latina

Nos dias 23 e 24 de novembro a UFJF receberá pesquisadores de dez países da América Latina no II Seminário Internacional “Política Subnacional na América Latina”. O objetivo do seminário é fomentar o debate e a pesquisa sobre os processos políticos que ocorrem no nível das unidades subnacionais. O evento desloca o foco do governo central para chamar a atenção para o processo político, os atores e as políticas públicas que se desenrolam no interior dos países, no nível dos estados, províncias, departamentos, comunas e municípios. Os trabalhos inscritos no seminário versam sobre uma grande diversidade de temas incluindo eleições, partidos políticos, participação, violência, criminalidade, meio ambiente, desenvolvimento econômico e desigualdades.

As duas conferências principais são abertas ao público e ocorrerão no dia 23 de novembro às 17:30 e no dia 24 de novembro às 16:45, ambas no Anfiteatro II do Instituto de Ciências Humanas. Entre os conferencistas estão as professoras Marta Arretche (USP), George Avelino (Fundação Getúlio Vargas), Agustina Giraudy (American Universiry, via zoom) e Juan Olmeda (El Colegio de México).

O seminário é uma realização da Rede de Estudos sobre Política Subnacional na América Latina (REPSAL), que congrega cera de 80 pesquisadores da região e do Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO/UFJF). O evento conta com apoio de várias instituições, entre elas, a FAPEMIG e a CAPES.

Mais informações podem ser obtidas no site da REPSAL: Red de Estudios sobre Política Subnacional en América Latina – Segunda edición 2023: Juiz de Fora, Brasil – 2023