PPGCSO/UFJF – CONVITE AULA ABERTA – SOCIOLOGIA E GÊNERO

Convidamos para mais uma edição de “Aulas Abertas” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF. Nesta aula, Celia da Graça Arribas (UFJF) abordará o tema “Sociologia e Gênero”. A organização é de Dmitri Cerboncini Fernandes (UFJF).

Data: 02 de fevereiro

Link para assistir: https://meet.google.com/dse-cezq-fmw

Sobre os professores:

Celia da Graça Arribas é bacharel em História pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF, integrando a linha de pesquisa Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais. Tem atuado no campo da Sociologia da Religião, com foco nos estudos sobre espiritismo. Mais recentemente, vem se dedicando aos estudos de gênero, sexualidade e religião. Integra o grupo de pesquisa do CNPq Diversidade Religiosa na Sociedade Secularizada (USP) e é coordenadora do grupo de estudos e pesquisa do CNPq Geni – Gênero e Interdisciplinaridade (UFJF). Faz parte do Coletivo Marielle Franco de ações de combate à violência de gênero no ambiente universitário, tema sobre o qual vem desenvolvendo pesquisas.

Dmitri Cerboncini Fernandes é bacharel em Ciências Sociais e doutor em Sociologia pela USP com estágio pós-doutoral na EHESS-Paris. Atua como professor associado da UFJF e coordena o Grupo de Pesquisa Capitalismo, Colapso e Utopia. Pesquisa nas seguintes áreas: Teoria Crítica, Cultura, Teoria Sociológica, Intelectuais e Música.

Bibliografia sugerida para o encontro:

HEILBORN, Maria Luiza e SORJ, Bila. Estudos de gênero no Brasil. In: MICELI, Sérgio (Org.). O que ler nas ciências sociais brasileiras (1970-1995). São Paulo: ANPOCS/Editora Sumaré, 1999. v. 2 (Sociologia), pp. 183-221.

FRANÇA, Isadora Lins e FACCHINI, Regina. Estudos de gênero no Brasil: 20 anos depois. In: MICELI, Sérgio e MARTINS, Carlos Benedito (orgs.). Sociologia brasileira hoje. São Paulo: Ateliê Editorial, 2017, pp. 283-358.

PISCITELLI, Adriana. Recriando a categoria mulher. In: ALGRANTE, Leila. A prática feminista e o conceito de gênero. Campinas, IFICH, 2002.