Fechar menu lateral

Aulas Abertas PPGCSO: “Sociologia do Trabalho”-19/01/2022 às 14 horas

Convidamos para mais uma edição de “Aulas Abertas”, que vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 19.

Nesta aula aberta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Maurício Rombaldi (UFPB) abordará o tema “Sociologia do Trabalho”. A organização é de Dmitri Cerboncini Fernandes (UFJF).

Data: 19 de janeiro

Horário: 14h

Link para assistir: https://meet.google.com/dse-cezq-fmw

 

Sobre os professores:

Maurício Rombaldi é professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), editor da área de Sociologia da Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS/ANPOCS) e membro da diretoria eleita da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) para o biênio 2022-2023. Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pós-doutoramento na condição de professor visitante no Laboratoire Interdisciplinaire pour la Sociologie Économique do CNRS/CNAM, em Paris, e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sob o prisma da Sociologia Simbólica, a atual linha de pesquisa reside na análise das reconfigurações do mundo do trabalho e a sua relação com a conformação de trajetórias e disposições sociais. Destacam-se estudos realizados sobre os setores de telecomunicações, metalurgia e construção, em que se analisaram as implicações das transformações das relações de trabalho, bem como as dinâmicas da internacionalização sindical no Brasil. Como experiência profissional anterior, ressalta-se a coordenação de projetos voltados a organismos internacionais e à promoção de convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Dmitri Cerboncini Fernandes é bacharel em Ciências Sociais e doutor em Sociologia pela USP, com estágio pós-doutoral na EHESS-Paris. Atua como professor associado na UFJF e coordena o Grupo de Pesquisa Capitalismo, Colapso e Utopia. Pesquisa nas seguintes áreas: Teoria Crítica, Cultura, Teoria Sociológica, Intelectuais e Música.

Bibliografia sugerida para o encontro:

 

Obrigatória

QUIJOUX, Maxime. Reprodução, habitus, campo: como Bourdieu pensa o Trabalho. Revista de Ciências Sociais, nº 54, Janeiro/Junho de 2021, p. 220-236. Acessível em:  https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/60155/34321

Complementar:

ABILIO, Ludmilla C. Sem maquiagem: o trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos. Ed. Boitempo, 2014.