Fechar menu lateral

Seminários Virtuais do PPGCSO/UFJF: Silvio Matheus Alves Santos (UNICAMP) abordará o tema “Autoetnografia e a Pesquisa Sociológica”

 

 

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora convida para o novo evento dos Seminários Virtuais do PPGCSO/UFJF.  Silvio Matheus Alves Santos (UNICAMP) abordará o tema “Autoetnografia e a Pesquisa Sociológica”, com a mediação da professora Cristina Dias (UFJF).

Data: 10 de dezembro

Horário: 18h

Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=ToAWN4U1rRg

Será emitido certificado para os participantes.

Agradecemos se contribuírem com a divulgação!

Silvio Matheus Alves Santos – Sociólogo e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP. Os campos de estudo e pesquisa que constituem minha atuação profissional estão voltados às Sociologias do Trabalho e das Relações Raciais. Em 2019 defendi a Tese de Doutorado “Experiências de desigualdades raciais e de gênero. Narrativas sobre situações de trabalho em uma fast fashion”. Na qual analisei experiências de discriminação vividas nos cotidianos de trabalho por trabalhadore(a)s negros(as) em uma multinacional do grande varejo de moda no Brasil. Atualmente estou realizando um Pós-Doutorado em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Os principais temas que me dedico atualmente são: Autoetnografia (Metodologia Qualitativa), Racismo, Desigualdades, Experiências de discriminação, Situações de trabalho da vida cotidiana, Narrativas de desigualdades, Interacionismo Simbólico, O negro no mercado de trabalho, Interseccionalidade, Violência Racial e Ações Afirmativas.

Cristina Dias – Professora Associada de Antropologia no departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF, vinculada à linha de pesquisa “Cultura, produções simbólicas e processos sociais”. Tem experiência na área de Antropologia da Saúde e da Política, atuando nos seguintes temas: corpo e corporalidades, políticas do corpo, práticas terapêuticas, políticas de saúde indígena, antropologia da política e da governança, etnografia das instituições. Publicou, em 2016, o livro “Viver em primeira pessoa: uma etnografia sobre humanização e técnicas do corpo”, pela CRV. Em 2017, publicou o livro “Antropologia e saúde – diálogos indisciplinados” (orgs. Cristina Dias e Silvia Guimarães), pela Editora UFJF. Foi pesquisadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2019-2020). É coordenadora do Laboratório de pesquisas antropológicas em Política e Saúde (LAPS).