Ocidente em crise no Século XXI: Diálogos Interdisciplinares – Discentes lançam edital para a 7ª Jornada de Ciências Sociais da UFJF

A 7ª Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já tem data marcada: acontecerá entre os dias 04 e 08 de abril de 2022 com o tema “Ocidente em crise no Século XXI: Diálogos Interdisciplinares”. Com esse ponto de partida, o evento visa promover reflexões sobre as múltiplas crises nos campos da política, da economia, da cultura, do meio ambiente, da saúde, das relações sociais e do conhecimento, com uma perspectiva interdisciplinar e englobando as três grandes áreas formadoras das Ciências Sociais: a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política.

O evento será realizado 100% virtualmente. O prazo para envio de resumos para os GTs se estende até o dia 07/01/2022. O edital completo, incluindo valores de inscrição e regras para submissão, está disponível no site: https://www.jornadacsoufjf.com/. A divulgação das propostas aprovadas para os Gts será feita no dia 21/02/2022 e o período para envio de trabalhos completos se encerra em 18/03/2022.

Breve histórico

A Jornada de Ciências Sociais da UFJF surgiu, em 2013, a partir de uma parceria entre estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Ciências Sociais da UFJF, unindo dois eventos acadêmicos tradicionais da instituição: a Semana de Ciências Sociais, que este ano estaria em sua 22ª edição, e o Seminário de Pós-graduação em Ciências Sociais, que completaria 12 anos. O evento busca dar continuidade aos esforços pela preservação de um espaço de diálogo sobre as experiências e produções científicas discentes. O encontro é referência na área e conta com a participação de alunos de todas as regiões do país.

A programação ainda está em fase de construção, mas já há a confirmação de participação do Cientista Político André Singer na Conferência de Abertura do evento, que será realizada em 04/04/22, às 19h. Os temas das mesas, bem como dos GTs já foram definidos. Confira a seguir:

Programação preliminar de mesas e conferências:

Data Horário Cerimônia

04/04/22

Abertura oficial do evento

04/04/22 19h Conferência de abertura com o Cientista Político André Singer (USP)

05/04/22 19h Mesa: Crise política no ocidente: Colapso democrático e o declínio do modelo neoliberal

06/04/22 19h Mesa: Sociedade e economia no Brasil: Crise Conjuntural ou Estrutural?

07/04/22 19h Mesa: Ciência em questão: negacionismos, anti-intelectualismo e crise na educação brasileira

08/04/22 19h Mesa: Crise, capitalismo e colonialidade: pensando outros mundos possíveis

GTS DE GRADUAÇÃO

Nome do GT Email para envio de resumo
GT 1. Capitalismo na periferia do mundo: dilemas do processo de modernização do estado capitalista brasileiro

gtcapitalismoperiferico@gmail.com

GT 2. Juventudes, desigualdade e educação

grupodetrabalhojuventudes@gmail.com

GT 3. Responsabilidades sociais em redes sociais: os impactos dos meios de comunicação nas estruturas globais

responsabilidadesredessociais@gmail.com

GT 4. Democracia Liberal em Crise: Ascensão da Extrema Direita no Brasil

gtdemocracialiberalemcrise@gmail.com

GTS DE PÓS-GRADUAÇÃO

GT 5. Imagens e produção de conhecimento em Ciências Sociais

imagenseproducaodeconhecimento@gmail.com

GT 6. O Ensino de Ciências Sociais e a Formação de Professores: o que a pós-graduação tem a nos dizer?

gtposoensinodecienciassociais@gmail.com
GT 7. O SUS no contexto de crise democrática: legitimidade, defesa e construção das políticas de saúde

democracianosus@gmail.com

GT 8. Tecnologias e Sociedade tecnologiasesociedade@gmail.com