Seminários Virtuais PPGCSO – Perspectivas acadêmicas e profissionais nas Ciências Sociais: uma conversa com egressos do programa

Neste evento dos Seminários Virtuais do PPGCSO/UFJF damos continuidade à nossa série de debates com egressos e egressas que falarão sobre sua trajetória acadêmica e profissional após passarem pelo PPGCSO.

No segundo evento convidamos Matheus Ferreira, mestre pelo PPGCSO, doutorando em Ciência Política pela UFMG e pesquisador do Centro de Estudos do Comportamento Político (CECOMP/UFMG); e Ronan de Almeida Siqueira, mestre pelo PPGCSO e doutorando em Antropologia na Universidad de la República no Uruguai. 022). O evento será mais uma oportunidade para discutir as perspectivas de atuação e os desafios atuais para estudantes e profissionais das Ciências Sociais. A mediação será de Paula Viol (PPGCSO/UFJF).

Data: 27 de agosto

Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=7Dg7aWVJwFc

Matheus Ferreira é doutorando em Ciência Política pela UFMG, atuando na linha de pesquisa de Comportamento Político e Opinião Pública. É pesquisador do Centro de Estudos do Comportamento Político (CECOMP/UFMG), onde pesquisa o voto evangélico na eleição brasileira de 2018. Mestre e Bacharel em Ciências Sociais pela UFJF e Licenciado em Sociologia pela mesma instituição. Foi professor substituto na UFJF por um semestre e atuou por 5 anos como professor de Sociologia no Ensino Médio, além de atuar como produtor de conteúdos dessa disciplina para empresas como APP Prova, SOMOS Educação e Editora Bernoulli. É autor do artigo “O hábito de frequentar cultos como mecanismo de mobilização eleitoral: o voto evangélico em Bolsonaro em 2018” e coautor do capítulo “The Symbolic Construction of a Messiah: Jair Bolsonaro’s Public, Christian Discourse”.

Ronan de Almeida Siqueira é Bacharel em Ciências Humanas (2013) e em Ciências Sociais (2016) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre (2018) em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO- UFJF); Doutorando em Antropologia pela Unidade de Aprofundamento, Especialização e Pós-Graduação da Universidade da República Uruguai (2019-2022). Estudou a respeito dos bazares e brechós de roupa de segunda-mão e sobre a dinâmica e papel social dos garimpeiros de roupas usadas. No mestrado, pesquisou a respeito da atividade dos dançarinos eróticos como performance artística e social, sobre sua redes de relações, territórios físicos e morais. Atualmente, no doutorado, sua tese é dedicada aos deliveries por app., que transitam pela cidade de Montevideo em suas bicicletas para ganhar a vida, sobre as relações de trabalho uberizado e o olhar para o trânsito na cidade sobre duas rodas. Tais iniciativas têm como temas comuns a questão da informalidade no mercado no contexto urbano.

Paula Viol é graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Barbacena), membro do grupo de pesquisa “Democracia, Instituições e Participação Social” da UEMG. Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFJF (PPGCSO-UFJF) e doutoranda pelo mesmo programa. Tem trabalhado atualmente com teoria política democrática pelo viés filosofia da linguagem, tendo enfoque nos seguintes temas: nacionalismo, patriotismo, populismo, representação política e crise da democracia.