Fechar menu lateral

SEMINÁRIOS VIRTUAIS PPGCSO/UFJF- “A Política externa do governo Bolsonaro: Como nos tornamos um pária Internacional”- 11/06- 17:30

Convidamos a todos e todas para a próxima edição dos Seminários Virtuais do PPGCSO, intitulado “A política externa do governo Bolsonaro: como nos tornamos um pária internacional“, no dia 11 de junho, às 17:30.

Participem! Divulguem!

Chamada

Como o Brasil se tornou um pária internacional? Neste evento dos Seminários Virtuais do PPGCSO/UFJF, Dawisson Belém Lopes (UFMG) e Guilherme Casarões (FGV-EASP) discutem as principais características da política externa do governo Bolsonaro e as suas implicações para o combate à pandemia. A mediação é de Helga Almeida (UNIVASF).

Dawisson Belém Lopes é Professor Associado de Política Internacional e Comparada na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde março de 2018, é o Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG e, desde 2020, atua como pesquisador sênior no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Foi Pesquisador Visitante do German Institute of Global and Area Studies (Alemanha, 2013), Professor Visitante da Université Catholique de Louvain (Bélgica, 2016), Raisina Young Fellow da Observer Research Foundation (Índia, 2017) e Fellow do Global Peace Institute (Reino Unido, 2020). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, concentra o investimento acadêmico nas áreas de análise de política externa e instituições internacionais.

Guilherme Casarões é professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) nas áreas de Administração Pública, Ciência Política e Relações Internacionais. Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas (Programa San Tiago Dantas), especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi visiting fellow da Tel Aviv University (2011) e da Brandeis University (2015) e visiting associate da University of Michigan (2019-2020). É coordenador do Observatório da Extrema Direita (OED). Possui pesquisas e artigos publicados nas áreas de Política Externa Brasileira, Extrema Direita e Nacionalismo Religioso, Relações Brasil-Oriente Médio e Teoria das Relações Internacionais.

Helga Almeida é professora adjunta de ciência política da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) no Colegiado de Ciências Sociais e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do grupo de pesquisa “Politik – Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política – UNIVASF. Pesquisadora do “Centro de Pesquisas em Internet e Política” – CEPPI – UFMG.