Seminários Virtuais do PPGCSO/UFJF! “Desafios para as políticas públicas de saúde na pandemia da COVID-19”

Convidamos a todos e todas para a próxima edição dos Seminários Virtuais do PPGCSO, intitulado “Desafios para as políticas públicas de saúde na pandemia da COVID-19”, no dia 21 de maio, às 17:30.

Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=wtb0hTZGC6w

Participem! Divulguem!

Chamada

Por que mesmo tendo o maior sistema público de saúde do mundo em termos de cobertura populacional e abrangência de serviços, o Brasil realiza a pior gestão da pandemia e acumula mais de 400 mil mortos por Covid-19? Neste evento dos Seminários Virtuais do PPGCSO/UFJF, Michelle Fernandez (UnB) e Hêider Pinto (UFRGS) discutem os obstáculos enfrentados no país para oferecer uma resposta à pandemia e para avançar na campanha de vacinação. A moderação é de Cristina Dias (PPGCSO/UFJF).

Michelle Fernandez é doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de Salamanca e graduada em Ciência Política pela UnB. É professora e pesquisadora no Instituto de Ciência Política da UnB, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Burocracia da FGV e pesquisadora-colaboradora do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz.

Hêider Pinto é médico sanitarista e militante da reforma sanitária. Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi gestor nas três esferas de governo, tendo sido Diretor do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (2011-2014) e Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (2014-2016). Neste momento é pesquisador, educador, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), consultor de instituições, organizações e movimentos de saúde e atua na área de gestão, saúde e inovação.

Cristina Dias é antropóloga e professora associada no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Antropologia da saúde e da política, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo e corporalidades, políticas do corpo, práticas terapêuticas, políticas de saúde e História da Enfermagem e da Saúde Pública. Atualmente é pesquisadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2019-2020).

Já programado:

11 de junho às 17:30
A política externa no governo Bolsonaro e os impactos na gestão da Pandemia
Dawisson Belém Lopes (UFMG)
Guilherme Casarões (FGV)
Mediação: Helga Almeida (UNIVASF)

Números dos Seminários:

Desde maio de 2020 foram realizados 15 seminários com a participação de 40 pesquisadores, de 18 diferentes instituições, de 3 regiões e 8 estados brasileiros e duas instituições do exterior (França e Suíça). Os temas debatidos foram:

• desenvolvimento e globalização na China contemporânea
  • militares e democracia no Brasil
  • respostas governamentais à pandemia de Covid-19
  • a política de meio ambiente no governo Bolsonaro
  • o caso da empresa Ford e os impactos sobre o trabalho
  • pentecostalismo e antipetismo nas eleições no Brasil
  • indígenas e epidemias
  • desigualdade racial e movimentos antirracistas
  • impactos da Covid-19 na vida das mulheres
  • profissionais de enfermagem e pandemia
  • segurança pública no contexto da Covid-19
  • educação à distância no contexto da pandemia
  • trabalho, renda e vulnerabilidade no contexto da pandemia
  • crise política em meio à pandemia

Os seminários também abriram espaço para a apresentação das pesquisas premiadas no âmbito da seleção interna de dissertações e teses do programa. Ao todo, os 15 eventos já tiveram 3693 visualizações na página no YouTube.