Professora do PPGCSO/UFJF é aprovada no “All Disciplines Award 2021-2022”, programa da Fundação Fulbright!

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais parabeniza a Profa. Marta Mendes da Rocha, membro permanente do PPGCSO, pela aprovação no “All Disciplines Award 2021-2022”, , programa da Fundação Fulbright que concede bolsas para pesquisadores(as) brasileiros(a) desenvolverem parte de suas atividades acadêmicas nos Estados Unidos. Marta passará quatro meses como professora visitante no Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LLILAS), na Universidade do Texas, em Austin, para desenvolver parte de sua pesquisa intitulada “Clientelism and brokers in Brazilian local politics”. A pesquisa é um desdobramento do projeto de investigação financiado com recursos da Fapemig. Durante sua estada na UT a pesquisadora pretende avançar na análise dos dados coletados junto a mediadores políticos (brokers) em diferentes municípios brasileiros. O objetivo da pesquisa é analisar o perfil desses atores e os papeis que desempenham em suas relações com eleitores, candidatos, políticos e partidos, representando grupos, intermediando interesses, mobilizando votos e mediando o acesso e a distribuição de recursos do Estado. A pesquisa dialoga com os estudos sobre representação e comportamento político, eleições, clientelismo e distributivismo e tem como objetivo mais amplo compreender a dinâmica de intermediação de interesses e do clientelismo em contextos de forte competição política e eleitoral em presença de partidos pouco enraizados socialmente. O período de permanência será de janeiro a maio de 2022.