Fechar menu lateral

SEMINÁRIOS VIRTUAIS PPGCSO – PESQUISAS PREMIADAS NA SELEÇÃO INTERNA PPGCSO/UFJF 2020

É com prazer que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais convida para o seminário a se realizar no dia 30 de outubro, às 17:30 no qual Mariana Cardozo, Marco Castro e Luciana Silva apresentarão os resultados de suas pesquisas selecionadas em comissão interna do PPGCSO para representar o programa no concurso de dissertações e teses da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) 2020.
A apresentação será mediada pelo Prof. Oswaldo Zampiroli, mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) pelo Museu Nacional-UFRJ e professor substituto do Depto de Ciências Sociais da UFJF.Para assistir CLIQUE AQUI

Mariana Cardozo (bolsista CAPES) apresentará sua pesquisa de mestrado intitulada “Autoritarismo, classe e juventude: sociologia política de alunos do ensino médio de Juiz de Fora-MG”, orientada pelo Prof. Dmitri Cerboncini Fernandes. Currículo: Graduada em Direito pela UFJF, mestre em Ciências Sociais pela UFJF e doutoranda em Sociologia pela UFSCar. Tem interesse na área de sociologia política, notadamente por temáticas que envolvam autoritarismo, conservadorismo e classe social.

Marco Castro (bolsista CAPES) apresentará sua pesquisa de mestrado intitulada “Redes morais:uma etnografia exploratória de usuários cultivadores de maconha”, orientada pelo Prof. Paulo Fraga. Currículo: Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre e Doutorando em Ciências Sociais pelo Universidade Federal de Juiz de Fora. Nesta última instituição tem aprimorado suas experiências em pesquisas relacionadas à sociologia das moralidades, dos usos de drogas, práticas consideradas crimes e conflitos sociais.

Luciana Silva (bolsista CAPES) apresentará sua pesquisa de doutorado intitulada “Escola pública e pentecostalismos: distância territorial, dinâmica religiosa e sociabilidade no espaço escolar”, orientada pela Profa. Rogéria Campos de Almeida Dutra. Currículo: Graduada em Educação Física, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestra e doutora em Ciências Sociais pela mesma instituição e professora de Educação Física na Escola municipal de educação infantil Helena de Almeida Fernandes.
A comissão de seleção interna foi composta pelos(as) professores(as) Célia Arribas, Luzimar Pereira e Raul Magalhães.

PRÓXIMO SEMINÁRIO
 

No próximo seminário, no dia 20 de novembro, Victor Araújo, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), e ganhador do Prêmio Capes de Tese 2020 na área de Ciência Política e Relações Internacionais apresentará sua pesquisa “Religião distrai os pobres? Pentecostalismo e voto redistributivo no Brasil”. A tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Marta Arretche.