Fechar menu lateral

Seminário do Grupo de Estudos em Teoria Social: “As sociologias das crises contemporâneas”

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais convida para:

Seminário do Grupo de Estudos em Teoria Social

“As sociologias das crises contemporâneas”

Data: 10 a 13 de fevereiro de 2020.

Horário das sessões: 14 – 17h.

Local: Instituto de Ciências Humanas (ICH) – UFJF

Coordenação: Prof. Felipe Maia (CSO – ICH – UFJF)

       

Nosso seminário visa preparar um conjunto de discussões que tem mobilizado o grupo e que terão seguimento ao longo do ano de 2020. Nosso interesse está em compreender um pouco melhor como a teoria social está lidando com as “crises”, “metamorfoses” ou “grandes transformações” que estão em curso nas relações entre sociedade, natureza, economia e política, que afetam, embora de maneira distinta, todo o planeta. Estamos em busca de um vocabulário que ajude a descrever essas transformações e de hipóteses úteis para explicar e avaliar os processos em curso. Estando mais próximos da teoria crítica, mas abertos ao ecumenismo da crítica, partimos da relação entre crise e crítica para em seguida examinar algumas tentativas de formulação dos problemas presentes. Para ao final voltarmos ao tema da crítica e das possibilidades do conhecimento e da ação.

     

O seminário é aberto a todos que se interessarem em se inscrever. Ao final concederemos certificado a quem participar de ao menos 75% das sessões. As inscrições devem ser feitas até a véspera do evento pelo e-mail: gets.ufjf@outlook.com .

 

Metodologia: Cada sessão do seminário será orientada por uma questão mais abrangente e vamos explorar diferentes possibilidades de resposta. Há uma bibliografia cuja leitura é recomendada e vamos incentivar os participantes a expor e comentar voluntariamente os textos que leram. O objetivo é sempre participar do debate em torno da questão proposta. Privilegiamos a indicação de textos em português, recorrendo aos textos em inglês apenas quando não havia alternativa. Ao longo do seminário vamos ampliar as sugestões bibliográficas. A acesso aos textos será enviado apenas aos inscritos por meio de uma pasta compartilhada na internet.

 

Para maiores informações consulte: 

 

As sociologias das crises contemporâneas