ALTERAÇÃO DE HORÁRIO: Chá das Cinco e Meia – 09 de novembro de 2016 às 19:30 horas

O próximo Chá das Cinco e Meia apresentará uma mesa-redonda com o tema: TRAJETOS E EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS SOBRE MÚSICA.

O evento será realizado na sala A-I-12 do ICH da UFJF, excepcionalmente, às 19:30 horas.

cha pronto

O tema da presente edição faz uma alusão ao contexto de uma jovem área de pesquisas e traz reflexões sobre questões contemporâneas como o desenvolvimento das tecnologias digitais de produção musical, a problemática dos direitos autorais, os novos modelos de êxito e consagração para artistas e empresas, dentre outras.

Contará com a presença de:

Maria Lucia Bueno Ramos: Professora adjunta do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF-MG; Professora dos Programas de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG-ACL/UFJF) e Ciências Sociais (PPGCSO/UFJF); Líder do grupo de pesquisa CNPQ Cultura e Artes Visuais. Coordenadora do GT de Sociologia da Arte (SBS). Tem experiência nas áreas de sociologia da cultura e da arte e de História social da cultura e da arte, com ênfase nos seguintes temas: Artistas, Instituições e Mercado; Cultura e Arte Brasileira; Arte Moderna e Contemporânea; Trabalho artístico e cultural: Consumo e estilos de Vida; Gastronomia; Moda; Cultura Urbana; Indústria Cultural; Modernidade; Mundialização e Globalização.

Marcia Regina Tosta Dias: É Professora Adjunto III do Departamento de Ciências Sociais da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. Tem se dedicado à Sociologia da Cultura e da Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: indústria fonográfica, indústria cultural e mundialização da cultura, bem como a questões próprias à Teoria Sociológica.

Eduardo Vicente:Professor Associado do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), atuando no Curso Superior do Audiovisual (graduação) e no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). Possui bacharelado em Música Popular e mestrado em Sociologia pela Unicamp, doutorado em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Som para Meios Audiovisuais pela ECA/USP. Realizou estágio pós-doutoral pela Faculty of Arts, Design and Media da Birmingham City University BCU (UK). É editor da Novos Olhares: revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos (www.revistas.usp.br/novosolhares) e coordenador do MidiaSon Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora, credenciado junto à ECA/USP e ao CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ 2 (CNPq), tem suas pesquisas e publicações vinculadas a temas como música popular, indústria fonográfica, rádio e trilha sonora e musical.