Fechar menu lateral

Terceira Jornada de Ciências Sociais – UFJF

A Terceira Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um evento realizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em parceria com os discentes da graduação, representados pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais Darcy Ribeiro.

A Jornada surge com o intuito de unir dois eventos acadêmicos tradicionais da UFJF – a Semana de Ciências Sociais, que este ano estaria em sua 16ª edição e o Seminário de Pós-graduação em Ciências Sociais, que completaria seis anos. O encontro procura dar continuidade aos esforços de criar um espaço de partilha de experiências e trabalhos científicos, dando destaque tanto para a produção de alunos de graduação, quanto de pós-graduação. Buscando contribuir com essas pesquisas, foram convidados grandes cientistas sociais brasileiros para compor mesas-redondas e conferências.

O tema deste ano, Cidades em Movimento, faz uma alusão ao contexto sócio-histórico em que o Brasil se encontra no ano de 2014, marcado pela Copa do Mundo, pelas Eleições Presidenciais e pelas constantes manifestações populares e greves de setores essenciais para a sociedade. Diante deste cenário, a Terceira Jornada se torna um momento para reflexão de questões importantes e atuais, tais como: urbanização, ocupação do espaço público, juventude, conjuntura política, dentre outras.

A Terceira Jornada contará com uma conferência de abertura, três mesas-redondas, três minicursos, uma Mostra de Fotografia e onze Grupos de Trabalho (GTs), sendo três destinados à graduação, dentre outras atividades culturais e artísticas. O evento ocorrerá entre os dias 16 e 19 de setembro de 2014, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), da UFJF.

Para maiores informações, acessem: http://www.jornadacsoufjf.com/