Seminário de Pós-Graduação – “Desenvolvimento Social e Políticas Públicas no Brasil”

Desde os anos 1990 a agenda de combate à fome e à pobreza tem ganhado força no plano internacional, especialmente em países com frágeis sistemas de proteção social e contexto de crise econômica. No Brasil esta agenda avançou com a implementação do Programa Bolsa Família, que se tornou modelo de transferência de renda focalizada pelo mundo, em um país que já avançou no campo das políticas sociais universais a partir da Constituição de 1988. Considerando os complexos contornos da relação entre universalismo e focalização no Brasil, vale discutir a trajetória histórica da construção do Programa Bolsa Família, a partir da mobilização de ideias, atores e instituições, articulando-se em diferentes níveis de governo. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais convida a todos para participar do “Chá das Cinco e Meia” – Seminário de Pós Graduação sobre Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, com a participação da Professora da Graduação e Pós Graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, Cristiane Kerches da Silva Leite, que apresentará: “Disseminação de Ideias, Políticas Sociais e Desenvolvimento: o caso do Programa Bolsa Família”, dia 14 de março, às 18h00 no Anfiteatro 01 do ICH. Após a palestra, haverá debate com o Prof. Eduardo Salomão Condé, Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Professor do PPGCSO.

Os estudantes de Pós-Graduação e Professores interessados no tema estão também convidados para uma reunião de pesquisa às 16hs, na sala B-IV-33 do ICH. Na ocasião, serão apresentados resultados de pesquisas recentes e as questões teóricas e metodológicas suscitadas por elas para discutir temas como desenvolvimento social, políticas públicas, avaliação e gestão pública, além do estabelecimento de intercâmbios e laços acadêmicos entre os membros dos Grupos de Pesquisa que investigam o tema.