Prorrogado o prazo até 25 de fevereiro para propostas ao GT Rituais Indígenas, na X RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul

Os organizadores do GT Rituais Indígenas, na X Reunião de Antropologia do Mercosul, que se realizará de 10 a 13 de julho de 2013, em Córdoba, Argentina, convidam os interessados a enviar suas propostas de trabalho. Os resumos em formato word (ou similar) de até 250 palavras, juntamente com nome do autor, afiliação institucional e email de contato, devem ser encaminhados aos coordenadores até 25 de fevereiro.

X Reunión de Antropología del Mercosur

“Situar, actuar e imaginar antropologías desde el Cono Sur”

10-13 julho de 2013, Córdoba, Argentina

GT 66

Rituais Indígenas: Transformações cosmológicas e sócio-históricas.

Coordenadores:

Cesar Gordon (PPGSA – IFCS/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)

cesar@cesargordon.net

Guillermo Wilde (Universidad Nacional de San Martín, Argentina)

guillermowilde@gmail.com

Miguel Naveira (PPGAS – Universidade Federal do Paraná, Brasil)

mikelcn@yahoo.com.br

Resumo:

Este GT tem por objetivo reunir pesquisas cujo foco seja ritual e transformação entre os povos indígenas das Terras Baixas da América do Sul, levando em conta dimensões cosmológicas e sócio-históricas. A relevância do ritual (e demais eventos similares, como festas, jogos, cerimônias, etc.) nas mais diversas sociedades demonstra-se por sua quase onipresença, pelo tempo, trabalho e esforços individuais e coletivos dedicados a seu preparo e execução, e pela grande expectativa e satisfação experimentadas pelos participantes. Por meio de rituais, festas e performances, os povos indígenas refletem sobre temas e questões fundamentais, que lhes interessam especialmente, tanto no plano simbólico, quanto no plano material. Apesar da copiosa produção empírica dos últimos anos, nenhuma tentativa de articulação teórica dos temas mais relevantes da antropologia do ritual em contextos ameríndios das Terras Baixas Sul-Americanas foi realizada até o momento. Com esse objetivo pretendemos, por meio de uma abordagem etnográfica e histórica, refletir sobre questões tais como: as relações entre tradição e inovação; os vínculos entre a dimensão expressiva e produtiva do ritual, a função e o sentido; o ritual como lócus do conflito (ou de sua resolução) entre norma e mudança social ou política; o ritual em contextos de globalização e conversão religiosa; suas dimensões históricas e transformacionais; sua influência na construção dos conceitos de espaço, tempo e memória; o tratamento e resignificação de objetos e palavras no contexto ritual, entre outros aspectos.

Resumen:

Este GT propone reunir textos sobre los pueblos indígenas de las Tierras Bajas de América del Sur orientados hacia la temática del ritual y la transformación, sea en su dimensión cosmológica y/o socio-histórica. La relevancia del ritual (y similares: fiestas, juegos, ceremonias, etc.) se demuestra en su omnipresencia y en el tiempo, trabajo y satisfacción dedicados por sus organizadores a su preparación y ejecución en cualquier sociedad. De una forma u otra, los pueblos indígenas – y no sólo ellos – plasman en comportamientos pautados, en sus fiestas y performances una parte importante de los asuntos que les interesan especialmente, tanto en el plano simbólico como material. A pesar de la abundante producción empírica de los últimos años, no se ha realizado hasta el momento un intento de articulación teórica de los temas más relevantes de la antropología del ritual en contextos amerindios de las Tierras Bajas Sudamericanas. Con ese objetivo, pretendemos, a través de un abordaje etnográfico e histórico reflexionar sobre cuestiones tales como: las relaciones entre tradición e innovación; los vínculos entre la dimensión expresiva y productiva del ritual, la función y el sentido; el ritual como locus de conflicto (o de su resolución) entre norma y cambio social y político; el ritual en contextos de globalización y conversión religiosa; sus dimensiones históricas y transformacionales; su influencia en la construcción de concepciones de espacio,  tiempo y memoria; el tratamiento y resignificación de objetos y palabras en contexto ritual, entre otros aspectos.