Fechar menu lateral

Faleceu hoje (14/abril) o antropólogo Gilberto Velho, do Museu Nacional/UFRJ. Leia aqui a Nota da ABA.

Nota da ABA – Associação Brasileira de Antropologia

“Com grande pesar a Associação Brasileira de Antropologia comunica o falecimento de seu ex-presidente, Gilberto Cardoso Alves Velho.

Hoje faleceu inesperadamente, com apenas 66 anos, Gilberto Velho. Um dos pilares da antropologia social no pais, Gilberto abriu o campo da antropologia urbana, publicando inúmeros artigos e livros com assuntos dos mais variados, desde a Utopia Urbana onde escreveu sobre a experiência social de morar num prédio de conjugados em Copacabana, passando pela teorização do individualismo, e chegando a temas candentes como a violência urbana e o significado social e político das drogas. Mesmo com tantas publicações, Gilberto deu tanta ou mais importância à sua carreira de professor. Professor no sentido pleno do termo, dedicado e exigente sempre, ele dava aulas regularmente no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde orientou não menos de 61 dissertações de mestrado e 35 tese de doutorado. Numa imensa diáspora, os seus ex-alunos brilham não apenas nas melhores universidades do pais como na televisão, no jornalismo e no mundo dos negócios. Para os seus amigos, Gilberto era uma fonte de interpretações originais e quase sempre acertadas sobre os eventos do dia, e, ávido leitor, conselheiro admirável sobre literaturas diversas. Acoplado a todo um compromisso social para com os seus alunos, os amigos e o país que tanto amou, veio um senso de humor que lhe era absolutamente peculiar. E foi esse senso de humor que alimentou a sua perspicácia antropológica e que fez dele um querido amigo cuja falta será sentida por tantos.

O enterro será no domingo, 15/04, das 10h às 15h, na capela 3 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro.”