Lumina v.15, n.3 (2021)
Dossiê: As telas da pandemia da Covid-19: desafios do Jornalismo e do Audiovisual
Editoras Convidadas: Iluska Coutinho (UFJF), Cristiane Finger (PUC/RS) e Edna Mello (UNIFESP)
Desde março de 2020 as telas, que já ocupavam centralidade na sociedade brasileira, têm sido suporte não apenas para informação cotidiana e entretenimento, mas também para acesso à educação e sociabilidade. Se o Brasil (é) ditado pela TV, o jornalismo foi desafiado a atuar frente às transformações decorrentes da pandemia da Covid-19. Outros gêneros e profissionais do audiovisual também experimentaram mudanças diversas nos modos de atuar e comunicar.
Mais de um ano após a confirmação do primeiro caso de Covid-19, o distanciamento social ainda é uma medida de defesa da saúde e da vida no país, e a presença das telas como modo de (com)viver é uma realidade. A proposta do dossiê é refletir acerca do protagonismo assumido pelo jornalismo e pelos outros produtos audiovisuais consumidos, mas também cada vez mais produzidos por meio de telas, e que assumiram protagonismo na contemporaneidade.
As redações dos telejornais adotaram novos procedimentos em suas rotinas produtivas, adaptando-se às exigências da necessidade de informar a sociedade e preservar a saúde de seus profissionais, criando formas diversas de produzir e distribuir conteúdos jornalísticos. Também outros universos do audiovisual, como a produção de telenovelas e seriados, foi atravessada por mudanças nos modos de ser e estar em função da Covid-19.
Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a enviarem para o Dossiê textos com análises sobre diferentes materialidades audiovisuais que abordem esse contexto de mudanças e/ou que reflitam sobre permanência ou transitoriedade em um horizonte futuro e desejado, pós pandemia.
Datas Importantes:
Dúvidas: revista.lumina@ufjf.edu.br