O Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, avaliado com nota 5 pela Capes, tem os cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação. Na área de concentração “Comunicação e Sociedade” conta com duas linhas de pesquisa: “Processos Comunicacionais e Interfaces Sociais” e “Redes, Linguagens, Memórias”.
Autorizado pela Capes em 2006, o PPGCOM / UFJF iniciou suas atividades letivas em março de 2007, com as aulas do curso de Mestrado. A formação completa passou a ser oferecida em 2019, com a implantação do curso de Doutorado. Os dois cursos são ofertados de forma presencial e com ingresso anual.
O Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF foi o primeiro mestrado da área no interior de Minas Gerais e, ainda em 2024, é o único Doutorado oferecido fora da capital do estado. A proposta do PPGCOM é atender com formação de qualidade uma região geográfica polarizada por Juiz de Fora, incluindo municípios de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, entre outros.
As pesquisas e estudos desenvolvidos no Programa buscam aliar perspectivas reflexivas e de intervenção no campo da Comunicação a partir da interação contínua entre teoria e prática.
Para isso o PPGCOM UFJF conta atualmente com os seguintes 13 grupos de pesquisa: “Assimetrias – Núcleo de estudos das mediações simbólicas e materiais das tecnologias digitais”, “Comcime: Comunicação, Cidade e Memória”, “Comunicação, Arte e Literacia Midiática”, “Comunicação, Identidade e Cidadania”, “Conexões Expandidas”, “DIZ: Discursos e Estéticas da diferença”, “Iconicity Research Group (IRG)”, “Laboratório de Mídia Digital”, “LEAUD | Laboratório de Estudo das Linguagens e Expressões da Arquitetura, Urbanismo e Design”, “Namídia: Narrativas Midiáticas e Dialogias”, “Núcleo de Jornalismo e Audiovisual”, “Sensus: Comunicação e discursos” e “Sinestelas”.
O programa desenvolve ainda projetos e ações de extensão, de forma articulada com as pesquisas de docentes e discentes, com objetivo de não só levar à sociedade resultados de investigações, mas de dialogar com grupos externos à universidade para construir pontes e saberes, evidenciando e potencializando o impacto social das pesquisas desenvolvidas.
O PPGCOM tem como periódico a revista Lumina, publicada online, com periodicidade quadrimestral, na plataforma SEER. A Lumina conta com artigos, dossiês, resenhas, relatos de pesquisa e entrevistas de autores brasileiros e internacionais relacionados ao campo de estudos da Comunicação. Atualmente, a Lumina tem classificação A4 no Qualis Capes, baseada na sua produção no quadriênio 2017-2020. Além da revista, o PPGCOM conta desde 2019 com o Selo editorial Comunicação e Sociedade, em parceria com a Editora UFJF.
Há egressos do programa atuando como professores e técnicos concursados nas seguintes instituições federais de ensino: UFJF, UFV, UFSJ, UFOP, UFMG, UFRB, UFRR, IFET (Barbacena, Santos Dumont e Muriaé). Egressos do PPGCOM também atuam como docentes em cursos de graduação na área de Comunicação na Zona da Mata Mineira.