Disciplina: COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E IDENTIDADES
Docente responsável: DR. PAULO ROBERTO FIGUEIRA LEAL
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Ementa: Mídia e formação das identidades ideológicas, políticas e partidárias na contemporaneidade. Processos comunicacionais, mecanismos de identificação e consequências políticas. Teorias sobre opinião pública e formação das preferências individuais e coletivas em sociedades complexas – meios de comunicação e processos de autopercepção identitária. Comportamento eleitoral e decisão do voto em sociedades segmentadas. O papel dos meios na construção de cenários eleitorais e mecanismos de identificação eleitoral. Estratégias de comunicação persuasiva de candidatos e de partidos em campanhas eleitorais. Conexões entre a questão identitária e os debates sobre participação e representação política, sistemas partidários e sistemas eleitorais.
Bibliografia: ALBUQUERQUE, Afonso de. A Batalha pela Presidência: O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na Campanha de 1989. Tese de Doutorado, Escola de Comunicação/UFRJ, 1996. ALDÉ, Alessandra. A construção da política: democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2004. BUCKINGHAM, David. Youth, identity, and digital media. Cambridge: MIT Press, 2008. COOK, Timothy E. Governing with the news: the news media as a political institution. Chicago, The University of Chicago Press, 1998. CHOULIARAKI, Lilie; MORSING, Mette (orgs). Media, organizations and identity. Basingstoke: Macmillan Publishers Limited, 2010. FIGUEIREDO, Marcus. A Decisão do Voto. São Paulo, Editora Sumaré/Anpocs, 1991. GOMES, Wilson. Transformações da política na era das comunicações de massa. São Paulo: Paulus, 2004. GUTMANN, Amy. Identity in democracy. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 2003. HOLBROOK, Thomas. Do Campaigns Matter?. Thousand Oaks, Sage, 1996. HONNETH, A. Recognition as ideology. In VAN DEN BRINK, B.; OWEN, D. Recognition and Power: Axel Honneth and the tradition of critical theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. KAID, Lynda; GERSTLÉ, Jaques; SANDERS, Keith. Mediated Campaigning in the United States and France. New York, Praeger, 1988. LEAL, Paulo Roberto Figueira. O PT e o dilema da representação política. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2005. LIJPHART, Arend. As Democracias Contemporâneas. Lisboa, Gradiva,1989. MAYHEW, David. R. Congress – The Electoral Connection. New Haven, Yale University Press, 1974. MENDONÇA, R. F. Recognition and Social Esteem: A Case Study of the Struggles of People Affected by Leprosy. Political Studies, p. 1-19, 2011. NICOLAU, Jairo Marconi. História do Voto no Brasil. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2002. POPKIN, Samuel. The Reasoning Voter. Chicago, The University of Chicago Press, 1991. PRZEWORSKI, Adam e SPRAGUE, John. Paper Stones – A History of Electoral Socialism. Chicago, The University of Chicago Press, 1986. ROSS, Karen. Gendered media – Women, Men and Identity Politcs. Lanhan: Rowman & Littlefield Publishers, 2010. WATTENBERG, Martin. The Rise of Candidate-Centered Politics – Presidential Elections of the 1980s. Cambridge, Harvard University Press, 1991.