O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF), torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para disciplinas isoladas no Curso de Mestrado em Comunicação – turma 2015 (2º semestre).
Estão abertas até 23 de julho de 2015 as inscrições para as disciplinas isoladas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF no segundo semestre de 2015.
1. Inscrições
Por decisão do Colegiado do PPGCOM estarão abertas, de 21 a 23 de julho de 2015, das 13 às 16h, na Secretaria do PPGCOM, as inscrições para seleção em vagas de disciplina isolada. Não serão aceitas inscrições pelo correio. Ao efetuar sua inscrição, o candidato deverá indicar em ordem de prioridade as disciplinas que tem interesse em cursar, sendo, contudo, permitida a matrícula em apenas uma disciplina por semestre. É necessário o preenchimento de um formulário de inscrição (seção arquivos do site do PPGCOM/UFJF) para cada disciplina pretendida.
2. Documentação
De acordo com o Artigo 45 do Regimento do PPGCOM, graduado não inscrito no Programa, seja ou não discente de outro Programa de mestrado, poderá requerer matrícula como discente especial em disciplina isolada, mediante formulário próprio, acompanhado de uma foto 3×4, identidade e dos seguintes documentos: a) fotocópia autenticada ou original do diploma de graduação e fotocópia da certidão de nascimento ou de casamento; b) curriculum vitae, preferencialmente no modelo Lattes-CNPq, com comprovantes; c) duas cópias de Memorial, sendo uma em CD, contendo informações da vida acadêmica e experiência profissional do candidato, justificativa do pedido e articulação teórica de seus interesses de pesquisa com a linha de pesquisa e com a(s) disciplina(s) pretendidas.
3. Aproveitamento de Créditos
Ao discente especial de disciplina isolada será permitido cursar, no máximo, vinte e cinco por cento (25%) do total de créditos do Programa (Art. 47, vide Regimento do PPGCOM), em semestres diferentes. O discente regular do Programa poderá aproveitar os créditos de disciplinas que tenha cursado na condição de discente especial, desde que tenha atingido a nota mínima oitenta (80) em cada disciplina cujos créditos serão aproveitados (Art. 48, vide Regimento do PPGCOM).
4. Vagas
Estarão disponíveis as seguintes vagas:
4.1) Linha Comunicação e Poder
– Mídia, intelectuais e poder no Brasil no século XX – 03 créditos – 3ª Feira – 14h às 16h (02 vagas)
Profa. Dra. Aline Andrade Pereira
Ementa: Discussão e problematização do papel do intelectual na sociedade a partir de dois projetos de governo: o estadonovista e o ipesiano (1962-1964). Investigação da mídia como instrumento de divulgação e lócus privilegiado do debate. As diferentes definições do conceito de intelectual e intelectualidade a partir de alguns autores das Ciências Sociais, a saber: o intelectual orgânico, de Antonio Gramsci; a noção de intelligentsia de Karl Manheim; as concepções de Jean François Sirinelli sobre estrutura de sociabilidade, redes e microclima. A constituição do campo intelectual e a homologia com o campo de poder. A formação da esfera pública e da opinião pública. O lugar e o papel do intelectual na mídia.
– Comunicação, discursos e identidades – 03 créditos – 4ª Feira – 14h às 16h (04 vagas)
Prof. Dr. Wedencley Alves Santana
Ementa: Fundamentos epistemológicos da Análise do Discurso (AD); matrizes da AD e seus diálogos: a AD franco-brasileira, a AD e a arqueologia, AD e a teoria dialógica da linguagem, a AD e a análise de linha anglo-saxônica; fundamentos simbólico-discursivos, narrativas de si e o impacto dos meios nos processos de auto-percepção identitária. AD como disciplina; AD como metodologia; dispositivos teóricos e dispositivos analíticos; Análise do Discurso Midiático; Análise do Discurso Jornalístico.
– Comunicação e poder: a mídia como palco e ator – 03 créditos – 5ª Feira – 14h às 16h (03 vagas)
Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira
Ementa: O conceito de poder – de uma visão clássica à compreensão do poder simbólico midiático. Poder e comunicação. Os campos simbólicos e as especificidades do campo midiático. As novas configurações do espaço público numa sociedade midiatizada. A interface mídia e política. Personalismo na política. Democracia de público. Paradoxos da visibilidade. Espetacularização da vida social e política. A imprensa como ator social e político.
4.2 Linha Cultura, Narrativas e Produção de Sentido
– Telenovela: representações sociais e identitárias; cultura e nacionalismo – 03 créditos – 2ª Feira – 14h30 às 16h30 (03 vagas)
Profa. Dra. Maria Cristina Brandão de Faria
Ementa: A Telenovela e sua implantação como gênero de massa na sociedade brasileira . A origem e definição do formato. Telenovelas como representações identitárias e culturais da Nação. A relação telenovela/telespectador- competências do gênero e sua empatia com as audiências. Realismo emocional e realidade cotidiana. Dramaturgia de televisão : estudos da narrativa teledramatúrgica e desafios do embrião da autoria versus as leis do mercado consumidor. Produção de ficcão televisual no âmbito da América Latina e países do OBITEL – Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva. O gênero e sua interculturalidade.
– Narrativas em mutação – 03 créditos – 3ª Feira – 14h às 16h (03 vagas)
Profa. Dra. Cláudia de Albuquerque Thomé
Ementa: As narrativas da mídia em evolução. O efeito das diferenças da produção midiática nas narrativas. Do impresso à imagem em movimento nas nuvens da web, articulações históricas e contemporâneas. A tecnologia e a metamorfose da narrativa da mídia. A narrativa midiática no cenário de concorrência acirrada dos meios de comunicação.
– Riso e narrativa – 03 créditos – 4ª Feira – 13h às 15h (04 vagas)
Profa. Dra. Teresa Cristina da Costa Neves
Ementa: Riso e cultura: teoria e prática. Expressões históricas e contemporâneas do riso. Riso, narrativa e produção de sentido.
4.3) Linha Estética, Redes e Linguagens
– Processos de comunicação e artes digitais – 03 créditos – 4ª Feira – 14h às 16h (03 vagas)
Profa. Dra. Gabriela Borges Martins Caravela
Ementa: Esta disciplina tem o intuito de abordar os processos de comunicação e arte digitais, centrando-se na análise das novas formas de expressão surgidas com o fenômeno técnico-mediático. Para isso examina as relações entre a arte e a tecnologia e as formas narrativas e dramatúrgicas emergentes a partir de uma visão multidisciplinar.
– Modelos teóricos, narrativos e estilísticos do cinema – 03 créditos – 5ª Feira – 16h às 18h (02 vagas)
Profa. Dra. Érika Savernini Lopes
Ementa: As relações entre o pensamento crítico-teórico e a experimentação/criação cinematográfica. Abordagem dos modelos teóricos, narrativos e/ou estilísticos propostos por um téorico-realizador ou crítico-realizador, ou mesmo teórico ou crítico que tenha sistematizado uma proposta teórico-reflexiva sobre movimentos, matrizes narrativas, estilos e/ou de tendências de configuração do cinema.
– Semiótica aplicada à pesquisa – 03 créditos – 5ª Feira – 14h às 16h (03 vagas)
Prof. Dr. Francisco José Paoliello Pimenta
Ementa: Bases da semiótica e do Pragmaticismo de Charles Peirce. As relações entre signos, objetos e interpretantes. As etapas de obtenção do conhecimento. Os três modos de raciocínio científico: a abdução, a indução e a dedução. Aplicação às pesquisas.
– Fomações mentais e tecnologia – 03 créditos – 6ª Feira – 14h às 16h (02 vagas) Prof. Dr. Potiguara Mendes da Silveira Jr.
Ementa: Estudo e pesquisa sobre: (a) as bases constituintes da teoria da comunicação; e (b) os elementos e os efeitos mentais, sociais e culturais do processo comunicacional. A “teoria polar das formações” (MD Magno) como base para a teoria da comunicação. As tecnologias da comunicação como propiciadoras de transformações cognitivas. O campo dos estudos da Comunicação na atual situação do mundo, em que se generalizam os jogos de tradução da ciência em técnica, e da técnica em novas formas de organização, administração, produção, mudança e controle.
4.4 Área de concentração Comunicação e Sociedade
– Tópicos especiais em Comunicação e Sociedade – 03 créditos – 3a Feira – 16 às 19h, nos dias 4, 11 e 18/8; 8 e 15/9 e de forma concentrada entre 31/8 e 02/9 (aulas do prof. Cádima) (05 vagas)
Políticas e Estratégias do Audiovisual: A Migração para o Digital em Portugal e no Brasil
Profs. Drs. Iluska Maria da Silva Coutinho e Francisco Rui Nunes Cádima (Universidade Nova de Lisboa – Portugal)
Disciplina da área de concentração, de caráter eletivo, cuja ementa relaciona-se a apresentação de conteúdos e debates contemporâneos em “Comunicação e Sociedade”. Com carga horária de 45 horas/ aula, essa disciplina pode ser cursada em caráter intensivo, representado oportunidade de flexibilização do currículo e incorporação, também, da contribuição de professores visitantes e colaboradores externos ao programa. Oferece também a possibilidade de que dois docentes realizem uma parceria, apresentando em interface suas pesquisas e estudos.
Ementa específica:
Em dois países de língua portuguesa, Brasil e Portugal, as atividades de comunicação foram atravessadas por períodos ditatoriais até o alcance do regime democrático. Esse percurso tem reflexos nas políticas e estratégias no campo do audiovisual na contemporaneidade, na migração para o digital. A “pós-televisão” e a era digital consagram novos ambientes virtuais e novas comunidades, interligadas em uma teia complexa. A proposta do curso é refletir sobre esses aspectos, colocando em destaque os primeiros impactos, assim como os desafios e a prospectiva face à digitalização.
5. Resultados
O resultado da seleção será divulgado neste site no dia 31 de julho de 2015 e afixado no mural da Secretaria do Programa. Em nenhuma hipótese, serão divulgados resultados por outros meios. A aceitação do candidato deverá incluir, ao final do processo, parecer favorável do professor responsável pela disciplina, implicando a possibilidade de que nem todas as vagas venham a ser preenchidas.
6. Matrícula
A confirmação da matrícula se dará após a anuência do professor da disciplina e do coordenador do curso e a confirmação da CDARA (Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos).
7. Informações
Pedidos de informações adicionais devem ser feitos apenas pelo e-mail: secretariappg.facom@ufjf.edu.br.