Fechar menu lateral

PROJETO RESGATA MEMÓRIA DO PPGCOM DA UFJF

Primeiras produções serão lançadas na abertura das Jornadas Internas

 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF) celebra 18 anos de uma trajetória consolidada em ensino, pesquisa e extensão, marcada também pelo entrelaçamento de histórias de vida, projetos e aspirações de docentes e discentes. Nesse contexto, o Projeto Memória PPGCOM surge com a proposta de puxar o fio das lembranças que se entrelaçam e constituem a identidade do programa, responsável pela formação de mestres e doutores em Comunicação Social. A iniciativa reúne entrevistas com professores fundadores, demais docentes, além de discentes e egressos, compondo um mosaico de narrativas que preserva e projeta a memória institucional.

Idealizado em 2023, o projeto entra em uma nova fase na próxima semana, com o lançamento de material audiovisual produzido, gravado, editado e finalizado ao longo dos últimos dois anos. A equipe fará o lançamento nesta segunda-feira, dia 15 de setembro de 2025, às 14h, na abertura das Jornadas Internas do PPGCOM. A primeira temporada, composta por entrevistas com os professores fundadores do programa, foi gravada na atual sede da Faculdade de Comunicação da UFJF, reforçando o vínculo entre a memória e o presente.

Com a participação ativa de discentes do núcleo de desenvolvimento do PPGCOM e em parceria com as equipes de audiovisual, mídias e artes, a temporada de estreia reúne relatos ainda pouco conhecidos sobre o processo de fundação do programa, os desafios enfrentados nessa trajetória, além de eventos marcantes e histórias pessoais compartilhadas pelos docentes fundadores. Cada episódio destaca um dos professores que idealizaram e transformaram em realidade o programa, hoje avaliado com nota 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), reconhecimento que o classifica como “muito bom” em excelência acadêmica.

Além do material audiovisual-memorialístico inédito, que ficará acessível no Youtube do PPGCOM, a iniciativa também contará com conteúdos expandidos, que serão publicados nas redes sociais do projeto em colaboração com as redes do programa. Nesses espaços, o público terá acesso a bastidores das produções, apresentações dos entrevistados de cada episódio, trechos marcantes das conversas e algumas surpresas guardadas especialmente para o lançamento.

Os primeiros episódios trazem como convidados os professores Francisco Pimenta e Potiguara Mendes Silveira Júnior. Na sequência, os registros seguem com Carlos Pernisa Júnior, Paulo Leal e Iluska Coutinho, docentes que idealizaram e consolidaram o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. A equipe já está gravando entrevistas da segunda temporada, que trará as memórias de outros coordenadores e demais docentes que participaram da consolidação do programa com a aprovação do curso de Doutorado.

A ação integra o Projeto Memória, desenvolvido pelo Núcleo de Desenvolvimento, cujo propósito é recuperar, preservar e disseminar a trajetória do programa. Mais do que um resgate histórico, trata-se de uma construção coletiva: docentes, discentes e egressos são, desde 2023, convidados a compartilhar vídeos, registros, fotografias e depoimentos pessoais que revelem experiências, conquistas e desafios vividos ao longo dessa caminhada. Com caráter interativo, colaborativo e dinâmico, todo o material será disponibilizado no site institucional do PPGCOM e servirá como espaço de preservação da história e de aproximação com a comunidade acadêmica e externa.

 

Novas temporadas trarão mais histórias inéditas

 

Após essa primeira etapa do projeto, com os professores fundadores, novas entrevistas serão realizadas, passando por módulos dos docentes mais antigos até os mais novos, alunos, funcionários técnicos administrativos do programa. Passando por diversas gerações, histórias
e momentos, tais memórias individuais se juntam e se transformam, então, numa memória coletiva de todo o programa.

Para a professora Cláudia Thomé, coordenadora do Projeto Memória, preservar a trajetória do programa vai além do registro histórico, trata-se também de perpetuar o conhecimento produzido ao longo desses anos: “É um projeto que dialoga diretamente com as pesquisas do PPGCOM. Temos no programa pesquisas em que as memórias constituem objeto de interesse e investigação. Preservar a história do programa é, portanto, reafirmar nossa identidade como um dos mais importantes pólos de produção científica da Zona da Mata mineira”, afirma a docente, que coordenava o programa quando o Projeto Memória foi criado, em 2023, e atualmente é a responsável pela iniciativa junto com a equipe colaborativa de discentes e docentes.

A professora ressalta ainda o caráter agregador da iniciativa e a satisfação em ver o projeto sendo construído de forma colaborativa: “Tenho muito orgulho e carinho por este trabalho, desenvolvido em parceria com um grupo de alunos e alunas do mestrado e do doutorado, além de docentes do programa. Mais do que um registro histórico, é um espaço de diálogo que convida todos a partilharem suas lembranças, compondo uma memória coletiva e midiática. Cada episódio revela a história do programa contada a muitas mãos — pelas experiências de diferentes atores que ajudaram a construir o PPGCOM em seus tempos — e também as memórias individuais de docentes, discentes, técnicos administrativos e entrevistados. É um ganho não apenas para o nosso programa, mas para a comunicação como um todo.”

Atualmente, a equipe do projeto é formada pelos discentes Gabriel Bhering, Laryssa Gabellini e Samara Miranda, e ainda pelo agora doutor Maurício Vieira, com participação também do professor Marco Aurelio Reis na equipe de documentação. O projeto, no entanto, já contou com a participação de outros discentes, como Igor Portela, Henrique Tavares Dias Perissinotto, Ana Luísa Schuchter Rofino, Isabela Heuley Martins, Ana Carolina Campos de Oliveira e Thaiana Alves de Almeida. A iniciativa também conta com o trabalho integrado do Núcleo de Mídias e Artes e do Núcleo de Audiovisual, reforçando a dimensão coletiva que sustenta o Projeto Memória, com docentes e discentes em atividades de divulgação e produção audiovisual.