Fechar menu lateral

PPGCOM marca presença no WebMedia 2024

Cristiane Turnes – (Foto: Antonio Celestino)

O 30° Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) teve a apresentação de membros do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, na manhã deste dia 15 de outubro. Os artigos tiveram a temática do desenvolvimento da TV digital brasileira e fizeram parte do Workshop Futuro da TV Digital Interativa (WTVDI), que foi realizado no Auditório 2 do Instituto de Ciências Exatas da UFJF.

Marcado pela participação de pesquisadores das áreas de Computação e de Engenharia, o WTVDI teve, neste ano, uma maior contribuição da área de Comunicação. O Workshop foi dividido em quatro sessões técnicas com três artigos cada uma. Dos doze artigos apresentados, quatro foram oriundos do PPGCOM/UFJF, com autores e coautores que também integram o Laboratório de Mídia Digital (LMD) da Faculdade de Comunicação da UFJF.

Carlos Pernisa e Cristiane Turnes – (Foto: Fernanda Façanha)

A segunda sessão técnica, intitulada Ambiente de TV Baseado em Aplicativos, teve os seus três artigos com autoria de pesquisadores do PPGCOM. A doutoranda Cristiane Turnes Montezano e o professor Carlos Pernisa Júnior, apresentaram os artigos “Uma análise de plataformas de streaming e as possibilidades de interface para conteúdos sob demanda na TV 3.0” e “Uma análise de plataformas de streaming e as possibilidades para um guia de programação na TV 3.0”. Em ambas as obras tiveram a coautoria do professor Marcelo Ferreira Moreno do Departamento de Ciências da Computação da UFJF. No último artigo dessa sessão, intitulado “Controle remoto e segunda tela para uma TV 3.0 orientada a aplicativos”, Cristiane e Carlos Pernisa Júnior tiveram a coautoria, além de Marcelo Moreno, também do professor associado do PPGCOM Stanley Cunha Teixeira.

Na terceira sessão técnica do Workshop, a sessão Serviços da TV 3.0, foi a vez do doutorando do PPGCOM Antonio Celestino Rosa apresentar o artigo “Sincronismo e Interatividade com a Segunda Tela frente à Implementação da TV 3.0 no Brasil”, em coautoria com o professor Carlos Pernisa Júnior.

Os apresentadores que movimentaram o WTVDI são oriundos de várias instituições de ensino do país, entre elas: Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Federal da Paraíba.

Carlos Pernisa

O professor Carlos Pernisa Júnior ressaltou o aumento da participação da área de Comunicação no evento. “É uma novidade. Antes eram apresentações pontuais de um ou outro pesquisador. Desta vez a gente tem mais pesquisas sendo apresentadas”.

O professor destaca que esse aumento da contribuição deve-se ao fato de que pesquisadores da área de Comunicação passaram a compor as equipes de pesquisa da TV 3.0 do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. “A Comunicação já participou desde o início destas pesquisas da fase 3 do projeto TV 3.0, junto com o pessoal da Computação, então isso mudou um pouco a configuração das apresentações aqui” esclareceu.

Carlos Pernisa frisa, ainda, que as apresentações de pesquisadores da área da Comunicação despertam a curiosidade de pessoas das áreas da Engenharia e da Computação para questões mais específicas da Comunicação, como a questão social, o que suscita outros debates e outras maneiras de olhar para toda a questão da TV. “A TV não é só uma questão tecnológica, ela tem uma questão social muito forte” destaca.

Além dos apresentadores, o PPGCOM também está presente no WebMedia com integrantes da equipe de cobertura do evento, que está realizando registros em textos, fotos e vídeos.

Confira a Programação do evento.