REVISTA LUMINA LANÇA A SEGUNDA EDIÇÃO DE 2023

A segunda edição de 2023 da Lumina, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF), é composta por artigos que trazem questões teóricas e metodológicas, que dialogam com a interdisciplinaridade dentro do campo da comunicação. Além disso, traz análises empíricas de processos e objetos comunicacionais.

Dos doze artigos publicados, destacamos a pesquisa Inputs, outputs e feedbacks: A centralidade da memória cibernética em Vilém Flusser, de Erick Felinto e Rafael Malhado, que reflete sobre o conceito cibernético de memória na obra do filósofo Vilém Flusser. A memória funciona como uma espécie de portal por meio do qual se pode acessar esses diferentes problemas.

Também sobre o conceito de memória, mais especificamente de memória afetiva, Valdemir Soares dos Santos Neto e Mário Abel Bressan Júnior, analisam as estratégias de comunicação adotadas no Instagram do Globoplay com objetivo de publicizar o retorno de novelas antigas na plataforma de streaming. O foco da análise incide na mobilização da linguagem dos memes na publicização desses produtos.

No estudo Autenticidade, carisma e engajamento em plataformas: percepção de fatores de sucesso de influenciadores por usuários do Instagram realizado pelas universidades do Federal do Rio Grande do Sul, Feevale e Unisinos, os autores apresentam, a partir de uma pesquisa exploratória, fatores que levam sujeitos a perceber o sucesso de um influenciador. Como resultado, concluem que a autenticidade foi o quesito mais importante para os usuários.
Em Assistentes virtuais de marca como reforço dos estereótipos e preconceitos Gisela Castro e Marcos Hiller discutem exemplos empíricos de marcas como Magazine Luiza, Natura, Construtora Tenda, Equatorial Energia, Ciclo e Tudo Orna, que adotaram assistentes virtuais dentro da cena cibercultural contemporânea. Os autores constatam a recorrência de um processo de naturalização do estereótipo da imagem de um personagem feminino, notadamente da mulher negra.

O artigo escrito por Marta Thaís Alencar, Publicidade das Big Techs sob o olhar crítico da Economia Política da Desinformação, examina o Projeto de Lei das Fake News (versão atual do PL 2630/2020), baseando-se na atuação das Big Techs no mercado publicitário a partir da perspectiva teórica da Economia Política da Comunicação.
Fabia Cristiane Ioscote e Keyse Caldeira de Aquino Macedo analisam os oito indicadores de confiança do The Trust Project, que pretende por meio da descrição do fazer jornalístico servir como um guia para os leitores atestarem a veracidade das notícias. Os autores mostram como o projeto pode representar um primeiro passo na recuperação da confiança em instituições jornalísticas; identificar lacunas e ainda sugerir possíveis ações complementares.
Os autores Egle Müller Spinelli e André Ricardo Carbone estudam a competência midiática de jovens paulistas em relação ao consumo de notícias esportivas com a intenção de contribuir com as práticas de educação midiática. A partir de 12 entrevistas individuais semiestruturadas com jovens torcedores de futebol, os autores tentam compreender como estes lidam com a desinformação gerada pelas sociabilidades em redes sociais e aplicativos de mensagem.

Na edição, o leitor também poderá encontrar o ensaio escrito por Camila Cattai e Sheila Schvarzman, que apresenta uma biografia de Olga Preobrajenskaya, diretora cinematográfica soviética. As autoras buscam desvendar a trajetória da diretora, evidenciando suas obras até 1927, quando lança As mulheres de Ryazan e, a partir desse momento, apontar os apagamentos da sua bibliografia que se relacionam às questões de gênero e políticas.
Esta edição conta ainda com estudos sobre a influência e o papel da internet para a circulação e o consumo de notícias nos dias de hoje; aproximações conceituais entre os conceitos de jogo, estética e linguagem e suas implicações pedagógicas; reflexão sobre o modo como os processos que se estabelecem a partir da materialização do sentido em dispositivos de mídia reconfiguram o imaginário; e análise das imagens como gesto militante no documentário brasileiro América Armada.

Confira a nova edição: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/index
Acompanhem as novidades da Lumina nas redes sociais:
Twitter: @luminaufjf
Fanpage: https://www.facebook.com/revistalumina/