REVISTA LUMINA LANÇA O DOSSIÊ EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO CONTEXTO IBEROAMERICANO

Organizado pelos editores convidados Márcia Barbosa da Silva (Universidade Estadual de Ponta Grossa/ Brasil), Heleny Méndiz Rojas (Universidad Católica del Norte/ Chile) e Jorge Abelardo Cortés M. (Universidad de Chihuahua/ México), a Revista Lumina apresenta o dossiê Educação midiática: experiências e desafios no contexto iberoamericano. Elaborado a partir dos trabalhos da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competências Midiáticas para a Cidadania – Alfamed – aborda diferentes dimensões da educação midiática direcionada a públicos diversos, tais como docentes, famílias, adolescentes e alunos universitários a fim de discutir não apenas a sua relevância no século XXI, mas também os principais desafios em termos de pesquisas e estudos desenvolvidos em variados contextos da América Latina e da Europa.

Para este dossiê, foram selecionados artigos internacionais da Argentina, Colômbia, México, Espanha, Portugal e também do Brasil. O texto que abre a edição, Alfabetización mediática y aprendizaje informal en Latinoamérica: Una revisión de literatura en Web of Science, de Bibian Rocío Galeano Sánchez, ressalta a importância da alfabetização midiática e das habilidades midiáticas integradas a conceitos como aprendizagem informal, cidadania e divisões digitais e sociais.

No artigo Necesidades formativas de las familias para la gestión del uso de los móviles por sus hijos e hijas, os autores Francisco J. Poyato López, Antonia Ramírez García e Maria Pilar Gutiérrez Arenas apresentam um projeto que indaga sobre os temas mais sensíveis em relação à formação em termos dascompetências digitais, mediáticas e parentais das famílias. Ressaltamos também o artigo Capital cultural digital de docentes universitarios: Un estudio de caso en tiempos de pandemia por COVID-19 em que os pesquisadores da Universidad Autónoma de Baja California discutem esta problemática a partir dos conceitos de habitus e capital cultural propostos por Pierre Bourdieu. O último artigo do dossiê A influência das redes sociais sobre os adolescentes: Ciberconsumo e Educação Crítica de Marcia Koffermann e Ignacio Aguaded parte do conceito de ciberconsumo e apresenta uma contribuição importante para professores refletindo sobre a relação entre algoritmos onipresentes nas redes sociais e práticas de consumo tanto material como cultural.

Nesta edição, o leitor ainda poderá encontrar quatro artigos que fazem parte do fluxo contínuo da revista. Destacamos A vacina no Facebook: temáticas, posicionamentos e atores no início da imunização contra a Covid-19 no Brasil, de Charlene Carvalho Soares, Luisa Massarani, Marcelo Alves dos Santos Junior, Thaiane Oliveira, Lídia Raquel Herculano Maia, Geilson Fernandes de Oliveira, que analisa a cobertura da vacina contra a Covid-19 no Brasil que foram compartilhadas no Facebook, com o objetivo de investigar os principais posicionamentos e temáticas que emergem no debate público. A pesquisa contou com o apoio do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, da Faperj e do CNPq.

Os outros artigos discutem como as Spice Girls tornaram-se não apenas uma marca extremamente rentável para o mercado da música pop, mas também referências femininas de comportamento e estilo; como o gênero audiovisual fantástico permite gerar representações para a transformação social, a partir da disseminação de mensagens feministas; e as narrativas dos jornais O Globo e Folha de São Paulo sobre a invasão da polícia militar à festa funk em Paraisópolis, localizada na zona sul da capital paulista, para identificar significados sobre a festa e a comunidade.

Confira a nova edição: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/issue/view/1717

Acompanhem as novidades da Lumina nas redes sociais:

Twitter: @luminaufjf

Fanpage: