Fechar menu lateral

CONHEÇA A REVISTA CIENTÍFICA LUMINA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DA UFJF

O projeto propiciou a ampliação e internacionalização do acesso às publicações da Revista Lumina (PPGCOM/UFJF). Desde 2013 intensificou se o esforço para melhoria da qualidade científica da publicação, através de ações como a garantia da pontualidade e da frequência das edições, a consolidação do processo de avaliação dupla anônima, a composição de extensa lista de pareceristas (especialistas da área) de diversas instituições de ensino, a redução progressiva do tempo de resposta na avaliação dos textos submetidos, a internacionalização do comitê científico, a implantação da periodicidade quadrimestral (a partir de 2016), dentre outras.

 

A partir de 2021 foi possível profissionalizar os processos de revisão e editoração do periódico, bem como ampliar a inserção da revista em indexadores e diretórios nacionais e internacionais, que tanto qualificam os periódicos quanto expandem seu alcance em termos de visibilidade e impacto das pesquisas relatadas nos artigos publicados. Passou assim de 9 para 38, dobrando a meta proposta no projeto. Entre os repositórios, os perfis no Sumários.org, Academia.Edu e CiteFactor são atualizados a cada edição. A Lumina tem 270 seguidores, 5.800 mil visualizações e 133 co-autores no Academia.Edu.

 

Os artigos publicados abrangeram 47 universidades de todas as regiões do país. Em Minas Gerais, especificamente, publicou-se artigos de pesquisadores da UFMG, IFMG (Sabará), UFV, UFOP, UFU e UFJF. Entre as instituições internacionais, a América Latina se destacou abarcando três dos cinco artigos estrangeiros que integraram as edições. Foram submetidos 226 artigos, atingindo um índice de aceitação de 29% e mobilizados 142 pareceristas nacionais e internacionais.

 

No âmbito da divulgação científica, no Facebook e no Twitter foram publicados 332 posts sobre lançamento das edições, call for papers, dicas de submissão e dossiês temáticos. No Facebook houve um aumento de 109% no alcance da página e 18% no número de curtidas. No Twitter, há 643 impressões por tweet e cerca de 108 visitas mensais à página. Com a implementação do OJS 3 o sistema foi modernizado, cuja interface tornou-se mais intuitiva e amigável. Com base nos dados gerados pelo Google Analytics e pelo Google Search Console, atualmente a Lumina recebe 4 mil acessos mensais, abarcando países como o Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e Argentina.

 

 

Conheça um pouco mais sobre a LUMINA aqui. 

Você encontra a LUMINA no Portal de Periódicos da UFJF.

 

Acompanhe o conteúdo também nas redes sociais:

Facebook

Twitter