Fechar menu lateral

PPGCOM UFJF NA UNIVERSIDADE DE TORONTO!

PPGCOM INTERNACIONAL

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, Vanessa Martins, está em período de estágio como estudante e pesquisadora visitante na faculdade de artes e ciência da Universidade de Toronto, no Canadá, participando do programa de Book and Media Studies, atrelado à St. Michael’s College, como bolsista do programa de doutorado-sanduíche no exterior, financiado pela CAPES. A discente do PPGCOM começou sua trajetória no programa em 2019, orientada pela professora Claudia Thomé, quando iniciou o mestrado estudando as estratégias comunicacionais do Wizarding World Book Club, um clube do livro online de Harry Potter criado pelo Pottermore (atual Wizarding World – ambiente digital oficial da saga), com o objetivo de compreender quais eram as estratégias comunicacionais do clube do livro e suas consequências, além de analisar como se estabelecia o laço social no ambiente conversacional do clube. Para além da dissertação, que posteriormente foi publicada enquanto livro, Vanessa conta que durante sua pesquisa também desenvolveu projetos paralelos associados a seus interesses de investigação.

 

“Durante a pandemia, criei, em colaboração com o doutorando Victor Menezes (UNICAMP), um clube de leitura que iniciou sua primeira temporada com a leitura dos livros da saga Harry Potter. Assim, a pesquisa de mestrado deixou as páginas da dissertação e encontrou a sociedade. Em seu período de inscrição, o clube recebeu 731 inscrições e, no decorrer dos encontros, algumas inquietações ocorreram. Então, minha pesquisa de doutorado é o resultado de uma trajetória acadêmica que se iniciou no mestrado e que tem constante contato com a sociedade”. 

 

Dando continuidade à pesquisa, atualmente, enquanto doutoranda do PPGCOM, Vanessa Martins busca, nessa nova etapa, estabelecer conexões entre os estudos de Marshall McLuhan e o campo da educomunicação aplicando a teoria em forma de clube de leitura audiovisual em uma escola da rede pública de ensino de Minas Gerais. O trabalho também é orientado pela professora Claudia Thomé. O interesse no programa de doutorado-sanduíche partiu da evolução do processo de pesquisa, quando a discente observou o campo da Ecologia das Mídias, especificamente atreladas ao teórico canadense Marshall McLuhan, como caminho próspero para sua tese. 

 

“McLuhan lecionou e desenvolveu pesquisas na University of Toronto durante alguns anos. Meu orientador aqui no exterior é o professor Robert K. Logan, que, além de referência no campo, desenvolveu pesquisas e escreveu um livro com a colaboração de McLuhan”.

 

A pesquisadora afirma que o programa na Universidade de Toronto tem uma ligação direta com sua tese de doutorado em desenvolvimento e que, para além das atividades desenvolvidas no McLuhan Centre for Culture and Technology, a experiência tem contribuído, ainda, para o aprimoramento de suas investigações, que partiram do mestrado, sobre o histórico de clubes de leitura e suas distintas migrações. A doutoranda também destaca que, a partir do material disponível na OISE – Ontario Institute of Studies in Education, localizado na Universidade de Toronto, será possível coletar materiais para a realização da pesquisa. “No Instituto, há um setor inteiro dedicado a Paulo Freire, referência nos estudos de educomunicação”, explica a pesquisadora. 

 

Enquanto quesito de avaliação da CAPES, Vanessa chama a atenção, ainda, para a importância da internacionalização da pesquisa brasileira e o enriquecimento proveniente da troca de conhecimento, que beneficia a comunidade científica de maneira geral.

 

“Ter a oportunidade de poder desenvolver parte da minha pesquisa no exterior é muito gratificante. Não há muitos brasileiros na Universidade de Toronto, então sinto muito orgulho de poder mostrar um pouco da ciência brasileira nesse ambiente acadêmico. Além disso, me sinto privilegiada em poder ter acesso a documentos raros e/ou originais do autor canadense e que com certeza irão contribuir não apenas para minha tese, mas para futuras pesquisas no PPGCOM da UFJF e de outras universidades.”

 

Em vídeo para o evento “V Jornadas na Mídia – Narrativas em Transformação: afeto, subjetividade e humanização”, realizado pelo Grupo de Pesquisa Narrativas Midiáticas e Dialogias, liderado pela professora Claudia Thomé e do qual Vanessa Martins é integrante, a doutoranda falou um pouco mais sobre sua pesquisa e também sobre sua experiência na Universidade de Toronto. Confira aqui!