REVISTA LUMINA LANÇA A ÚLTIMA EDIÇÃO DE 2022

IMG-20230103-WA0060

A última edição de 2022 da Lumina, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF), apresenta artigos que trazem questões teóricas e metodológicas sobre o campo do jornalismo; as relações entre a política e a cultura digital. Além de discussões sobre o cinema e a teoria da mídia e reflexões sobre o som.

O artigo que abre a nova edição escrito por Afonso de Albuquerque revela perspectivas que questionam o estado da arte do debate sobre o decolonial e o modo como ele deve impactar aos estudos do jornalismo. Em seguida, o artigo intitulado Territórios jornalísticos: interseções, contraposições, complementações e similitudes nas definições conceituais, José Jullian Gomes de Souza e Maria Érica de Oliveira Lima desenvolvem um estudo sobre a relação entre jornalismo e território nas pesquisas em Comunicação e Jornalismo nos cursos de pós-graduação no Brasil.

Entre os artigos sobre as relações entre a política e a cultura digital, ressaltamos A pandemia do Coronavírus: narrativas presidenciais e negacionismo científico de Carla Montuori Fernandes que analisa as narrativas, mais especificamente as disseminadas no perfil do Twitter do presidente Jair Bolsonaro, as quais descredibilizaram as orientações para prevenção, riscos de contaminação e disseminação durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Em Reflexões sobre a importância do pânico sexual para a ascensão do bolsonarismo ao poder, Allan Santos examina a estigmatização das políticas sexuais adotadas pelos governos petistas (2003-2016) como ameaças ideológicas, ao observar as postagens compartilhadas na página do Facebook do então deputado federal Jair Bolsonaro.

Marcos Vinicius de Moraes Terra e Heloísa de Araújo Duarte Valente olham para a paisagem sonora presentes no processo criativo do grupo mineiro Clube da Esquina. Para isso, os autores usam como estudo a história de vida do compositor Wagner Tiso presente no acervo do Museu. Destacamos também o artigo de Luís Mauro Sá Martino que propõe uma leitura a partir de Theory of Film (1960) sobre as contribuições de Siegfried Kracauer para o estudo da mídia e discute se é possível situar o trabalho do autor no âmbito das Teorias da Comunicação.

Neste volume, o leitor ainda poderá encontrar uma entrevista com a professora Isabel Ferin, que é pioneira nos chamados estudos comparados no espaço lusófono. Mestre e doutora pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Ferin relata nessa entrevista a relevância do Brasil em sua trajetória acadêmica e como a experiência brasileira abriu campo para o pioneirismo dos estudos comparados entre Portugal, Brasil, Angola e Moçambique.’

Confira a nova edição.

Acompanhem as novidades da Lumina nas redes sociais:

Fanpage