Fechar menu lateral

DOCENTES E DISCENTES DO PPGCOM UFJF MARCAM PRESENÇA NO II SIMPÓSIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA

 BANNER SITE (1024x300)

 

Na última sexta (dia 11/11), foi encerrada a programação unificada do II Simpósio Nacional de Comunicação Política, Eleições e Campanha Permanente e do II Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes. As atividades ocorreram na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e mobilizaram docentes, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.

As doutorandas Deborah Vieira e Najla Passos estiveram entre as ministrantes das oficinas: a primeira falou sobre “Primeiros passos para a escrita”, enquanto a segunda fez uma exposição sobre “Documentário, gênero e ditadura”. Já entre as mesas-redondas que foram promovidas durante os três dias, o PPGCOM UFJF esteve representado com a participação do professor e atual vice coordenador, Paulo Roberto Figueira Leal, e do professor Afonso de Albuquerque, que realiza estágio pós-doutoral no Programa. Ambos participaram do debate sobre “Expectativas para o novo governo”, ao lado da vereadora de Belo Horizonte e deputada federal eleita, Duda Salabert.

Entre congressistas inscritos, estão os mestrandos do PPGCOM Vinícius Pereira dos Santos, Estela Loth Costa, Isabella Mudesto Dias Costa, Veruska Yasmim Paião Rocha, Caio Ferreira Silva, e os doutorandos Ana Resende Quadros e Sara Rodrigues de Morais Bridi, o recém-egresso do Doutorado em Comunicação da UFJF, Ricardo Rios, o egresso e atual doutorando na UNIP, Fernando Chaves, e o professor da linha de Mídias e Processos Sociais, Jhonatan Mata. A direção-geral do evento foi feita pelo professor da UFSJ e do PPGCOM UFJF, Luiz Ademir de Oliveira, que, atualmente, cursa estágio pós-doutoral na Universidade Paulista (UNIP).

“A proposta do Simpósio, que é estruturado a partir de uma relação interinstitucional, é fomentar a produção científica e os olhares para o campo da Comunicação Política. Em 2019, a Facom sediou a primeira edição e a nossa ideia era fazer a segunda dois anos depois, mas fomos impedidos pela pandemia de Covid-19. Agora em 2022, diante de uma das eleições mais acirradas dos últimos tempos, precisávamos retomar a organização do evento”, comenta o doutorando em Comunicação, Arthur Raposo Gomes, que também contribuiu com a coordenação das atividades do Simpósio.

Arthur ainda faz uma avaliação sobre o processo de organização e resultados do evento. “Fazer um evento já é uma tarefa difícil. Fazer um evento presencial depois de anos de distanciamento social físico, recomendado por causa do novo coronavírus, mais difícil ainda. Mas o desafio se tornou ainda maior quando o evento proposto era relacionado a Comunicação Política e Eleitoral e aconteceria dias depois do término de um período de campanha marcado pelo discurso de ódio, violências políticas e fake news. Mas quando paramos para pensar na qualidade dos trabalhos apresentados nos Grupos Temáticos (GTs), no alto nível das discussões feitas a partir das mesas-redondas e nos aprendizados obtidos nas oficinas, podemos afirmar que tudo valeu a pena”, relata o pós-graduando.

Os trabalhos submetidos, aceitos e apresentados serão publicados, posteriormente, como capítulos de livro digital.

 

Sobre o(s) evento(s):

A iniciativa de realização do(s) evento(s) é uma parceria entre o grupo de pesquisa “Comunicação, Identidade e Cidadania”, que é vinculado ao PPGCOM UFJF e liderado pelos professores Paulo Roberto Figueira Leal e Luiz Ademir de Oliveira, com o Departamento de Comunicação Social e Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSJ, além do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP.

 

A comissão organizadora contou, por exemplo, com participação de discentes do Programa (Arthur Raposo Gomes, Deborah Vieira, Mayra Regina Coimbra, Najla Passos e Willian Carvalho) e de egressos do PPGCOM (a doutoranda na UNIP, Mariane Motta de Campos, e o professor doutor Vinícius Borges Gomes).

 

Para mais informações sobre como foi o II Simpósio Nacional de Comunicação Política, acesse AQUI

 

 Fotos: Mosaico Comunicação Júnior