PPGCOM 15 ANOS: PROGRAMA COMEMORA ANIVERSÁRIO COM AULA MAGNA DA PROFESSORA MARIALVA BARBOSA (UFRJ) EM SEMANA ACADÊMICA

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF convida a comunidade acadêmica para o evento em comemoração aos seus 15 anos de formação, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de agosto, na Faculdade de Comunicação. Na abertura, o PPGCOM tem a honra de receber a professora Marialva Barbosa (PPGCOM/UFRJ), com a aula magna “Memória e Vida de 15 anos do PPGCOM: reflexões e lembranças”, marcando o início do segundo semestre letivo.

Será uma semana inteira de atividades na Facom, com uma série de palestras e ainda as Jornadas Internas do PPGCOM. A proposta é reunir convidados, professores, alunos e pesquisadores que fazem parte da história do programa, como ex-coordenadores e alunos egressos, em mesas temáticas. O evento, organizado por docentes e discentes do programa, será aberto a toda a comunidade acadêmica, com participação gratuita e emissão de certificados.

“É um momento muito importante, em que queremos celebrar as conquistas do programa, vitórias coletivas, que resultaram de muito trabalho de docentes, taes e discentes. Temos muitos motivos para comemorar. Além do marco de 15 anos, retomamos as atividades presenciais, depois de um período intenso de aulas e pesquisas de forma remota, e também tivemos a defesa da primeira tese de doutorado no programa”, afirma a professora Cláudia Thomé, atual coordenadora do PPGCOM.

A  programação do evento conta com as Jornadas Internas, entre os dias 23 e 25 de agosto, sempre de 13h30 às 15h45, uma atividade anual, dividida em grupos temáticos, que tem por objetivo publicizar as pesquisas e projetos desenvolvidos pelos discentes do programa, oferecendo a oportunidade de interação e trocas entre a comunidade acadêmica, contribuindo para o enriquecimento e aprimoramento das pesquisas. Além disso, durante estes três dias, a partir das 16h, o evento contará também com conferências, ministradas por docentes egressos do programa, com temas que dialogam com os eixos de atuação do PPGCOM.

O evento terá ainda lançamento de livros e revistas, além de atividades culturais preparadas por estudantes da graduação. A programação se encerra na sexta-feira, 26 de agosto, com uma conferência temática sobre “Ensino e Pesquisa em Comunicação: Trajetórias e perspectivas”, com a participação de professores e pesquisadores vinculados ao programa.

Confira outros detalhes sobre a programação aqui.