Fechar menu lateral

PPGCOM CELEBRA 15 ANOS

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (PPGCOM) completa, em 2022, 15 anos! Para celebrar essa data, decidimos contar um pouco sobre a pesquisa acadêmica desenvolvida pelo programa, com suas diversas abordagens no campo de atuação.

Estruturado a partir da área de concentração Comunicação e Sociedade, o programa  entende que o fazer científico está inserido na sociedade e se propõe a aliar perspectivas reflexivas e de intervenção no campo da Comunicação em âmbito regional, nacional e internacional, a partir da interação contínua entre teoria e prática desde a sua criação, em 2007.

Os docentes, grupos e laboratórios articulam-se atualmente em duas linhas de pesquisa: Competência, Estética e Temporalidade e Mídias e Processos Sociais. Em 2019, pouco depois de completar 10 anos, o doutorado passou a ser oferecido no PPGCOM-UFJF. 

Ao longo desses 15 anos muitas conquistas foram desenvolvidas: o programa cresceu em números e importância com produção acadêmica e científica ativa e sempre em expansão, passou a ocupar novos espaços, inclusive físicos. Já em 2018, o PPGCOM-UFJF ganhou uma nova casa: o 3º andar do novo prédio da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

O Programa em Números

Desde o início de suas atividades, 362 alunos foram selecionados para as turmas de mestrado do programa, o que gerou cerca de 340 dissertações defendidas. Até o momento, 45 alunos estão cursando o doutorado. A primeira defesa de tese foi realizada no dia 03 de junho de 2022, pela discente Luana Viana, sob orientação do professor Carlos Pernisa Jr.  Atualmente o programa conta com 19 professores, sendo 3 deles provenientes do programa de pós-doutoramento. 

 

Destaque Regional e Estadual

Ao longo desses 15 anos de funcionamento o PPGCOM ainda contribuiu com o aprimoramento do ensino de graduação na Faculdade de Comunicação da UFJF, com envolvimento de discentes em grupos e laboratórios de pesquisa, resultado da captação de recursos em editais de fomento, em projetos coordenados pelos professores do PPGCOM.

O PPGCOM-UFJF é o primeiro curso de Mestrado em Comunicação do interior de Minas Gerais e único Doutorado localizado fora da capital do estado. O programa tem por objetivo promover uma formação de qualidade, entendendo e expandindo sua posição geográfica polarizada.

 

Publicações do PPGCOM

Em 2019, o PPGCOM obteve mais uma conquista: a aprovação e criação de um selo editorial, junto à editora UFJF. O selo Comunicação e Sociedade se propõe a dar visibilidade à produção acadêmico-científica na área de Comunicação. Todas as obras publicadas são gratuitas, disponibilizadas em formato eletrônico e de acesso livre.

Além do selo, o PPGCOM destaca também a Revista Lumina, publicação do programa que dá sequência à Revista da Faculdade de Comunicação, iniciada em julho de 1998 e concluída em dezembro de 2006. Com periodicidade quadrimestral a partir de 2016, o periódico aceita artigos, resenhas, relatos de pesquisas e entrevistas sobre questões e temas relacionados ao campo de estudos da comunicação.

Dentre seus objetivos estão pensar os meios em sua especificidade e interrogar o campo da comunicação quanto à definição de seu objeto segundo as perspectivas do pensamento científico atual, de seu enquadramento disciplinar e de suas linhas teóricas; articular pesquisa, ensino e prática visando refletir sobre a construção de sentidos num contexto de interfaces tecnológico-midiáticas, globais ou focalizadas; trabalhar com os meios buscando compreender a construção e a mutação das identidades, especialmente no âmbito da cultura e investigar a dinâmica dos meios e das imagens que estes geram tanto em grupos sociais quanto na sociedade em geral.

 

Linhas de Pesquisa

Presentemente, o PPGCOM atua a partir de duas principais linhas de pesquisa: Competência, Estética e Temporalidade e Mídias e Processos Sociais, cujas definições representam os principais campos de atuação dos docentes e as atuais pesquisas dos discentes em vigência.

 

Competência Midiática, Estética e Temporalidade

Para esta linha de pesquisa, a comunicação ocorre, hoje, num ambiente em acelerada transformação, inserido no processo histórico dos meios e de suas formas de apreensão teórica e sensível. O estudo sobre as competências cognitivas, emocionais, estéticas e midiáticas busca entender a atual ampliação da cultura digital inserida em sua base histórica; mapear as relações sociais, suas reconfigurações, suas diferentes formas de produção e interação midiática; e avaliar seus impactos na produção, circulação e consumo de conteúdos midiáticos, incluindo os jornalísticos e artísticos. O estudo sobre a temporalidade no contexto do uso intensivo das mídias trata dos vestígios de memória, dos arquivos documentais e das narrativas orais: as escritas de si; a mídia e os processos de rememoração; o excesso de memória e a amnésia; as recomposições e dissoluções de fronteiras, os deslocamentos e hibridizações a partir de narrativas em processo de mutação, as territorialidades flexíveis, móveis e superpostas nas produções midiáticas; e das memórias analógica, digital e em rede que se hibridizam.

 

Mídias e Processos Sociais

A sociedade contemporânea é cada vez mais caracterizada por fenômenos de centralidade comunicacional e de midiatização. A compreensão de processos sociais – entendidos, conforme Norbert Elias, como transformações amplas, contínuas e de ampla duração no mundo simbólico das civilizações –, requer a percepção das relações do campo comunicacional com outros saberes. Perscrutar as interfaces entre a comunicação, nesta sociedade midiatizada, e processos culturais, políticos, econômicos e de construção de mecanismos de (auto)representação e de subjetivação (tendo como base pesquisas que dialoguem com esses outros campos, mas que reafirmem a natureza comunicacional dos questionamentos) configura agenda central para o apontamento das relações existentes entre a dimensão simbólica e a configuração da vida social.