A primeira edição de 2022 da Lumina, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF), apresenta artigos que trazem questões teóricas e metodológicas sobre a comunicação e a tecnologia e o panorama audiovisual e midiático da cultura digital. Além de discussões sobre a televisão, as redes sociais, o jornalismo e o cinema.
Destacamos, entre eles, o artigo internacional “O Computador Disse Não” ou O Apagamento do Humano – uma tradução de Adriano Souza do texto de Alan Cholodenko, professor em Estudos Cinematográficos e de Animação e atualmente é Honorary Associate da Universidade de Sydney, tendo organizado e publicado, entre outros, The Illusion of Life: Essays on Animation, primeiro livro de ensaios acadêmicos que teorizou sobre a animação. O artigo coloca em diálogo o pensamento de Peggy Kamuf, Michel Foucault e Jean Baudrillard para discutir as relações entre o humano e computador. É a segunda vez que a Lumina publica uma tradução de Cholodenko, a primeira Fotografia Imóvel? fez parte da edição de 2017.
O artigo de João Martins Ladeira intitulado Uma Arqueologia do Streaming no Brasil: Ensaio Metodológico apresenta uma metodologia para observar a institucionalização do streaming no Brasil contemporâneo. Entre os artigos sobre ficção seriada, destacamos Ficção televisiva brasileira e covid-19: Reconfigurações e estratégias de programação, de Lygia Prezia Lemos e Larissa Leda L. Rocha que discute as alterações na produção, circulação e audiência da Rede Globo no primeiro ano da pandemia de Covid-19.
Neste volume, o leitor ainda poderá encontrar uma entrevista com o cineasta paulista Sebastião de Souza que discorre sobre a sua trajetória no cinema paulista no contexto da geração de cineastas pertencentes ao dito “cinema de invenção”, que buscava novas formas de significação e reação ao contexto autoritário imposto após o Golpe de 1964.
Confira a nova edição: AQUI
Acompanhem as novidades da Lumina nas redes sociais: