REVISTA LUMINA LANÇA O DOSSIÊ ‘AS TELAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS DO JORNALISMO E DO AUDIOVISUAL’

PHOTO-2022-01-20-12-04-51

Organizado pelas professoras Iluska Coutinho (UFJF), Edna Mello (Unifesp) e Cristiane Finger (PUC-RS) a nova edição da Lumina, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF), apresenta o dossiê As telas durante a pandemia da covid-19: desafios do jornalismo e do audiovisual. Este número é dedicado aos estudos sobre telas diversas, principalmente no âmbito do jornalismo, sob uma perspectiva histórica e das transformações advindas com a pandemia da Covid-19.

Os oito artigos selecionados abordam as mudanças pelas quais o jornalismo e o audiovisual precisaram passar diante do contexto da pandemia. Reconfigurações do jornalismo audiovisual: um estudo da cobertura do Fantástico da Covid-19, de Beatriz Becker, é o artigo que abre a edição e analisa a cobertura da pandemia feita pelo programa televisivo Fantástico. Destacamos o artigo Fake News e Covid-19: análise de projetos governamentais de checagem de fatos, de André Lemos e Guilherme Reis, que analisa a checagem de informações falsas sobre a pandemia realizada por programas governamentais.

Neste volume, o leitor ainda poderá encontrar quatro estudos que fazem parte do fluxo contínuo da revista. Entre eles, destacamos o artigo internacional La expansión digital de los medios del Estado nacional argentino (2003-2015), em que Alejandro Felix Linares expõe as iniciativas empreendidas pelo Canal 7 e pela Radio Nacional da Argentina para a expansão dos serviços audiovisuais para a internet. E ainda dois artigos que discutem estratégias de comunicação desenvolvidas regionalmente, em Minas Gerais, para o Facebook nas eleições para prefeitura de Viçosa e para a revista ilustrada Alterosa, de Belo Horizonte.

Confira a nova edição aqui.

Acompanhem as novidades da Lumina nas redes sociais:

Fanpage