No mês de setembro, o PPGCOM iniciou em suas redes sociais a divulgação de produções desenvolvidas por docentes e discentes do Programa. O intuito é rememorar e divulgar aos estudantes, profissionais e à população geral, estudos e trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores no âmbito do PPGCOM/UFJF, que foram apresentados em eventos ou publicados em periódicos.
As quatro primeiras semanas da Estante PPGCOM teve a memória como temática principal. Nesse sentido, foram divulgados, sobretudo, estudos apresentados no último Encontro Nacional de História da Mídia – evento realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e que foi sediado pelo PPGCOM UFJF. O encontro aconteceu em agosto de forma remota e teve como tema central: #vidasnegrasimportam: racismos, violências e resistências nas dinâmicas do tempo.
Ao todo, foram divulgados 14 trabalhos que contemplam estudos dos vários Grupos Temáticos (GTs) presentes no evento. Dentre eles, estão: História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História do Jornalismo; e História das Mídias Digitais.
Semana 1:
Na primeira semana foi divulgado o artigo da docente do nosso programa e atual presidente da Alcar, Christina Ferraz Musse. O texto, produzido em parceria com a professora Theresa Medeiros e o mestrando Márcio Henrique de Oliveira, teve como proposta rememorar histórias relacionadas à narrativa cinematográfica e apresentar o projeto de criação do website “Cinemas de Rua de Juiz de Fora”. O projeto em questão é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e desenvolvido pelo grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória, tendo como intuito reconstruir as memórias das audiências cinematográficas.
Semana 2:
Na segunda semana foram divulgados cinco artigos: “Documentário e Teatro: O épico em ‘Você também pode dar um presunto legal’”, produzido pelo mestrando Breno Motta e que traz como temática a aproximação entre o teatro e o cinema. O artigo desenvolvido por Fernanda Lília de Almeida, denominado “A força do depoimento no resgate da memória: a participação do entrevistador, humanizando uma história”, propõe verificar a importância do entrevistador e do narrador na narrativa do cinema documentário na obra Cabra Marcado Para Morrer. Documentário este que, juntamente com A Entrevista e Retratos de Identificação também se faz presente no artigo desenvolvido pela pós-doutoranda Julia Fagioli e a doutoranda Najla Nazareth, denominado: “As diferentes formas de engajamento das mulheres em três documentários brasileiros sobre a ditadura militar”.
Além desses, foram divulgados também: “A dimensão histórica e política do/no cinema através de ‘From the ashes… Nicaragua today’ de helena solberg”, de Júlio César Rocha Conceição; e “’48’ e ‘retratos de identificação’: a ressignificação das fotografias de ex presos políticos no documentário de arquivo”, da doutoranda Susana Azevedo Reis, em analisa de que maneira a fotografia é trabalhada no cinema documentário a partir das obras de Susana de Souza Dias e Anita Leandro.
Semana 3:
Foram apresentados estudos também que abordaram a Mídia Impressa e Sonora. A doutoranda Talita Souza Magnolo, juntamente com a professora Christina Ferraz Musse, desenvolveu o artigo: “As revistas brasileiras: da ilustração à televisão”, que teve como proposta realizar uma exposição cronológica sobre a evolução e características editoriais da revista enquanto meio de comunicação no Brasil. E a doutoranda Ana Paula Dessupoio Chaves produziu o texto “Códigos de elegância em colunas femininas: um olhar sobre a revista O Cruzeiro (1928-1943)”.
Já Luana Viana, que também é doutoranda, em parceria com o professor da UFMT Luãn Chagas, desenvolveu o trabalho: “O legado de Roquette-Pinto em formato podcast: uma proposta de categorização da produção radiofônica on demand com viés educativo”, com o objetivo de realizar uma reconstituição histórica sobre o rádio educativo no Brasil.
Fora esses, também foi divulgado o texto “Cinema Paraíso: imaginário urbano no cinema de rua de Juiz de Fora”, da mestranda Carla Baldutti, juntamente com a professora Christina Ferraz Musse e a jornalista Fhernanda Ya Ya. O artigo em questão discute a história do cinema de rua na cidade de Juiz de Fora, de modo a verificar como o Cinema Paraíso contribuiu para a formação dos indivíduos que frequentavam o local.
Semana 4:
Na última semana, divulgou-se mais quatro artigos. São eles: “‘Zumbi, rei negro dos Palmares’: A narrativa da juventude imperial no Diário Mercantil e Diário da Tarde” – produzido pela mestranda Samara Miranda da Silva e pelo doutorando Rafael Otávio Dias Rezende – e que analisa a repercussão de um dos primeiros enredos com temática afro-brasileira no carnaval de Juiz de Fora. O texto “Midiatização, circulação e lógica da velocidade: um olhar, em perspectiva histórica, sobre o processo de desinformação”, desenvolvido pelo doutorando Willian José de Carvalho, juntamente com o docente Paulo Roberto Figueira Leal.
Por fim, retornando ao Audiovisual, destacaram-se os artigos: “Retrospectiva de cinco décadas em série de reportagens – a construção da memória na celebração do Jornal Hoje”, da professora Cláudia Thomé em parceria com as mestrandas Luciana Morais e Ana Carolina Campos. E “Memória e nostalgia em um movimento cinematográfico. A história do Cine Excelsior”, do doutorando João Gabriel Marques.
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