Entre os dias 13 e 14 de setembro os doutorandos da linha Mídias e Processos Sociais (turma 2020), apresentaram o desenvolvimento de seus projetos de tese. A apresentação foi realizada no Seminário de Tese, atividade obrigatória no doutorado do PPGCOM.
Considerado uma fase intermediária do doutorado até a qualificação, o Seminário é um momento de discussões produtivas para os discentes. Para a vice-coordenadora do PPGCOM-UFJF, Gabriela Borges, “os alunos podem ter o olhar dos professores sobre o desenvolvimento da tese”.
As apresentações dos discentes no início da semana encerra a segunda edição do Seminário de Tese do Programa. Isso porque os discentes da turma 2020 da linha de pesquisa Competência Midiática, Estética e Temporalidade realizaram suas apresentações nos meses de julho e agosto.
Em agosto e setembro também foram realizadas muitas qualificações da primeira turma do doutorado, com o início de atividades de duas discentes no exterior. Talita Magnolo e Luana Viana realizaram parte de suas pesquisas de doutorado nos Estados Unidos e em Portugal, respectivamente, com financiamento do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). As bolsas foram atribuídas após edital de seleção interno.
“São etapas e marcos importantes para a consolidação do nosso doutorado, que se amadurece com o desenvolvimento de projetos e desafios dos seus discentes”, avalia a coordenadora do PPGCOM, Iluska Coutinho. Com ingresso de turmas em 2019, 2020 e 2021, o corpo docente do curso de doutorado do Programa será integralizado no primeiro semestre do ano que vem, com o ingresso da quarta turma (2022).