Fechar menu lateral

GRUPOS DE PESQUISA REÚNEM PRODUÇÕES EM DIFERENTES TEMÁTICAS DA COMUNICAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF é composto por duas linhas de pesquisa, a saber, “Competência Midiática, Estética e Temporalidade” e “Mídias e Processos Sociais”. Além disso, os docentes e discentes do programa também se reúnem em grupos de pesquisa, divididos a partir das temáticas de interesse.

 

Um dos grupos é o Laboratório de Mídia Digital (LMD), constituído por acadêmicos voltados às áreas da Comunicação, Computação e outras, como as Artes e a Educação.

 

O docente Carlos Pernisa Júnior é um dos coordenadores do LMD. Neste ano, o Laboratório de Mídia Digital tem atuado “junto com o Laboratório de Aplicações e Inovação em Computação, do Departamento de Ciências da Computação”, conforme destacado pelo professor vinculado ao PPGCOM, destacando o caráter interdisciplinar das produções.

 

Já o Conexões Expandidas agrupa pesquisadores interessados por temáticas como telenovela, séries, redes sociais, jornalismo digital, entre outros objetos de estudos agregadores.

 

Sob coordenação da professora Soraya Ferreira, o grupo visa criar uma rede de diálogos sobre diferentes linguagens e dinâmicas comunicacionais emergentes, bem como reflexões sobre fluxos da comunicação e modos de circulação dos fenômenos contemporâneos.

 

Os participantes do Comunicação, Identidade e Cidadania buscam os estudos sobre os efeitos da mídia na produção de saberes, identidades, além de suas ligações com a política. Este grupo é liderado pelos docentes Paulo Roberto Figueira Leal e Luiz Ademir de Oliveira.

 

Uma das integrantes deste grupo de pesquisa é a doutoranda Mayra Coimbra. Ela explica que o grupo tem realizado parceria com o grupo de pesquisa Meios e Mídia no Contexto da Pós-Verdade, da Universidade Paulista (UNIP), com ações que abordam contexto político em que a sociedade está inserida, como a pandemia, a disseminação de notícias falsas e outros vínculos da comunicação com a política.

 

O grupo Comunicação, Arte e Literacia Midiática atua sob coordenação da professora Gabriela Borges, desenvolvendo ações de pesquisa, extensão e produções de conteúdo experimental relacionados com a interface entre comunicação e arte, além dos processos atuais de aprendizagem e produção crítica de objetos midiáticos.

 

De acordo com a mestranda Hyrlla Thomé – que faz deste grupo e, também, do Observatório da Qualidade Audiovisual, mantido pelos pesquisadores – os integrantes têm realizado também “levantamentos sobre a ficção seriada ibero-americana, análises de videoclipes e da publicidade na quarentena”.

 

Conduzido pela professora Christina Musse, o grupo Comunicação, Cidade e Memória (COMCIME) tem atenção com assuntos relacionados à memória, história oral, construção de narrativas e representação da mídia em geral.

 

Entre as obras estudadas pelos participantes neste ano, estão livros que tratam sobre “a rememoração e da percepção do passado pela civilização atual, da pós-modernidade ou da hipermodernidade”, conforme explicado pela docente, que ainda cita os conteúdos produzidos que são publicados em páginas e blogs.

 

O grupo Sensus – Discursos em Comunicação e Saúde desenvolve atividades de pesquisa, leitura, publicações, extensão e de laboratório sobre temáticas deste tipo, sob responsabilidade do professor Wedencley Alves Santana.

 

Durante a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, este grupo idealizou uma edição da revista Sensus para tratar sobre este momento histórico: “um dossiê com dez entrevistas com pesquisadores da área de Comunicação, Ciências Sociais, Humanas, da Linguagem”. Além disso, promoveram um ciclo de leitura.

 

Por sua parte, Narrativas Midiáticas e Dialogias conta com pesquisadores e docentes da Comunicação e áreas afins, bem como discentes de mestrado, doutorado, graduação em Jornalismo e Rádio, TV e Internet da UFJF, enfatizando a perspectiva interdisciplinar.

 

Uma das coordenadoras do Namídia, como é popularmente conhecido este grupo de pesquisa, é a professora Cláudia Thomé, vinculada a PPGCOM UFJF. Ela explica que, existem quatro linhas de pesquisa no grupo e, “neste momento, estamos com foco em pesquisas em estratégias narrativas no telejornalismo e da crônica audiovisual, que desliza para a web”.

 

O Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA), por sua vez, tem interesse no campo de estudo relativo aos materiais audiovisuais e narrativas jornalísticas.

 

Segundo professora Iluska Coutinho, os integrantes do NJA têm elaborado os respectivos projetos de pesquisa, “em nível de iniciação científica, de graduação, mestrado e doutorado; além de um projeto de produção coletiva de um livro sobre jornalismo, telejornalismo e direitos humanos; e também um projeto de treinamento profissional, que é um ciclo de estudos, realizado de forma remota durante a quarentena”.

 

O Iconicity Research Group (IRG) prefere a investigação de “processos icônicos” em diferentes áreas: desde a arte (música, dança, fotografia, literatura e tradução criativa), passando pela ciência (modelagem computacional, análise de redes e teoria de grafos), até a filosofia (lógica, estética, filosofia da mente).

 

Com produções interinstitucionais, este grupo é dirigido pelo professor João Queiroz. Alguns projetos elencados pelo docente são: “o Fotolivro de Literatura (que) é um projeto sobre o qual os integrantes tem produzido intensamente, porque é sobre fenômenos intermidiáticos e multimodais, que é o que tem mais interessado o grupo. Outro projeto é o MIVES: uma ferramenta computacional desenvolvida para fazer mineração de estruturas de versificação que estão escondidas sobre a prosa, literária ou referencial, em língua portuguesa”.

 

Durante a pandemia de Covid-19, os grupos de pesquisa do PPGCOM UFJF não interromperam suas atividades, mas sim, adaptaram ao contexto dos encontros on-line. Nos últimos meses, a série “PPGCOM na Quarentena” foi veiculada nas mídias sociais institucionais visando conhecer mais sobre os interesses e agendas científicas.

 

Para assistir aos depoimentos dos líderes e participantes dos diferentes grupos de pesquisa, clique nos links disponíveis nos nomes dos respectivos representantes, ou acesse o Instagram do PPGCOM aqui.