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PPGCOM UFJF DIVULGA BIBLIOGRAFIA INDICADA PARA O PROCESSO SELETIVO 2021

 

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Confira abaixo a bibliografia indicada para o processo seletivo do PPGCOM UFJF 2021 de acordo com cada linha de pesquisa. O edital completo para o processo seletivo de ingresso em mestrado e doutorado 2021 será divulgado em breve, acompanhe nossas redes sociais para ser informado!

 

Linha de pesquisa: COMPETÊNCIA MIDIÁTICA, ESTÉTICA E TEMPORALIDADE

 

HIGGINS, Dick. 2012 (1966). Intermídia. In: Thais Flores Diniz & André Soares Vieira (eds.). Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Rona Editora. pp. 41-50.

 

BORGES, Gabriela. Apresentação. In: Competência midiática em cenários brasileiros. Interfaces entre comunicação, educação e artes.1 ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2019, p. 13-28. ISBN: 9788593128455

 

MUSSE, Christina Ferraz; GONÇALVES, Isabella. Narrativa e animação:  representações da maternidade na webserie “Conception”.  In: Mídia e Cotidiano, v.14, n.3, 2020, set./dez 2020, pp. 199-218.

 

PIMENTA, Francisco José Paoliello. Comunicação Digital, Mudanças Cognitivas e Pragmaticismo. Revista Vozes e Diálogo, Itajaí, v. 13, n. 02, n.p., 2014. 

 

QUEIROZ, João. 2010. Tradução criativa, diagrama e cálculo icônico. Alea: Estudos Neolatinos, v. 12, p. 322-332. 

 

THOMÉ, C.; REIS, M. A. Novas funções e competências no telejornalismo regional. In: COUTINHO Iluska e EMERIM, Cárlida (org). Telejornalismo local: teorias, conceitos e reflexões. Florianópolis: Editora Insular, 2019. 

 

VIEIRA, Soraya Ferreira; SILVA, Liliane.; CHINELATO, Sabrina. ESTRATÉGIAS E CORRENTES DE FLUXOS EM ESPAÇOS HÍBRIDOS: A WEB E A TV. Revista GEMInIS, v. 7, n. 2, p. 26-42, 22 dez. 2016.

 

LINHA DE PESQUISA: MÍDIAS E PROCESSOS SOCIAIS

 

HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Revista Matrizes. V. 8 – Nº 1 jan./jun. 2014. São Paulo, 2014. Pp.21-44. 

 

OLIVEIRA, L. A. de; FERNANDES, C. M.; CHAGAS, G. C. Novos passos do golpe: o enquadramento da Reforma da Previdência no Jornal Nacional. Contracampo, Niterói, v. 37, n. 02, pp. XX-XX, ago. 2018/nov. 2018.

 

LEAL, Paulo Roberto Figueira e Rossini, Patrícia Gonçalves da Conceição. Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010. Revista Compolítica, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 7-27, jan./jun. 2013. Disponível em: 

 

PERNISA JÚNIOR, C. A circulação no jornalismo e na comunicação. in A circulação no jornalismo: o terceiro polo em busca de seu espaço. 1. ed. São Leopoldo – RS: Editora Unisinos, 2016. v. 1. pp 19-45+Referências. 

 

COUTINHO, ILUSKA. Compreender a estrutura e experimentar o audiovisual – Da dramaturgia do telejornalismo à análise da materialidade. In: Cárlida Emerim; Iluska Coutinho; Cristiane Finger. (Org.). Epistemologias do Telejornalismo Brasileiro. 1ed.Florianópolis: Insular, 2018, v. 7, p. 175-194. 

 

COSTA, Stéphanie & ALVES, Wedencley. (2019). Evaluating resistances to health promotion campaigns with Discourse Analysis = Evaluación de resistencias a campañas de promoción de salud mediante el Análisis del Discurso. REVISTA ESPAÑOLA DE COMUNICACIÓN EN SALUD. 9. 10.20318/recs.2019.4424. Disponível versão em português. 

 

BRAIDA, Frederico; NOJIMA, V. L. Linguagens híbridas: nas culturas, nas comunicações, nas artes e no design. In: BRAIDA, Frederico; NOJIMA, V. L. . Manifestações da linguagem híbrida no design contemporâneo: fundamentos e aplicações. 1. ed. Ed. PUC-Rio; Design Monnerat: Rio de Janeiro; São Gonçalo, 2019. p. 33-53.