PPGCOM inicia semestre letivo com aula inaugural

A aula inaugural do próximo semestre letivo do PPGCOM/UFJF acontecerá no dia 15 de agosto, às 17 horas, no auditório da Facom. A palestra “Redes e ecologias digitais, conceitos e desafios para o estudo das novas arquiteturas do comum e da comunicação” será ministrada pelo Prof. Dr. Massimo di Felice,  professor da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal).

Resumo: As últimas gerações de redes digitais começaram a conectar além que personas, dispositivos e circuitos, dados (big data) coisas (internet of thing) e cada tipo de superfície, criando um novo tipo de ecologia e uma inédita condição habitativa. Deixamos assim de habitar cidades, países e nações  para passar a habitar os bits que compõe a biosfera conectada. Quais os desafios para o estudo e a pesquisa deste novo tipo de comunicação ? Que significado atribuir ao processo de digitalização generalizada? Numa arquitetura conectiva faz ainda sentido falar em média?”