Fechar menu lateral

Coordenadora do PPGCOM/UFJF participa de Retiro de Doutoramento em Portugal

Nos próximos dias 8 a 14 de julho, a coordenadora e docente do PPGCOM/UFJF, Gabriela Borges, participa do 5º Retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital, a ser realizado em Faro, Portugal. O evento é organizado pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UALG) e pela Universidade Aberta, sendo a participação de Gabriela fruto de uma parceria estabelecida entre a UFJF e as referidas instituições portuguesas de ensino superior.

Gabriela apresentará a Conferência de Encerramento do Retiro, intitulada “Audentes fortuna iuuat: arte e técnica no digital. O olhar do homem-máquina”, em que irá tecer uma reflexão sobre as formas de expressão e de intervenção crítica e criativa que surgem com a reconfiguração das relações entre arte e técnica no ambiente da tecnologia digital. O termo Audentes fortuna iuuat, verso de Vergílio (séc. I a.C.) também é o mote escolhido para o evento, o qual os organizadores traduzem como “a fortuna ajuda aos que ousam”, em um convite ao exercício criativo.

Durante o evento, também participa do projeto “Metaforametrias: ‘conversas de fim de mar para colorir horizontes’”, desenvolvido pela doutoranda Noeli Batista, que orienta juntamente com o professor Bruno Silva da Ualg. Trata-se de uma experiência desenvolvida através de um blog denominado “Metaforametrias” e a sua interface traduzida, intitulada “Hoje”, em uma alusão aos diários pessoais e boletins do tempo. O blog ficará disponível para acesso durante todo o retiro, e de acordo com os pesquisadores, espera-se que o seu conteúdo seja desenvolvido em formato de coautoria, com a colaboração de visitantes presenciais e online, com o compartilhamento de conteúdo de áudio, imagens fixas e imagens em movimento. Este conteúdo compartilhado será projetado na interface “Hoje”, compondo uma narrativa poética em tempo real.

Sobre o evento

O 5º Retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital integra uma grande diversidade de atividades, workshops, Provas de Avaliação da Capacidade de Investigação, palestras literárias, intervenções artísticas e performances, exposição de artefatos artísticos, conferências, entre outros. Segundo a organização do evento, trata-se de “um momento de recolha e de partilha, de encontros que promovem acasos criadores e da disseminação de processos de criação, gestados ao longo do ano, ou dos anos, no ensino que é feito a distância”.

Para o Reitor da Universidade do Algarve, António Manuel da Costa Guedes Branco, o evento tem um papel de grande relevância no contexto atual. “Num momento em que tanto se fala de inovação aplicada às grandes questões societais, exigência normalmente associada aos problemas suscitados pela economia, pelos problemas ambientais, pelo turismo, pela necessidade de melhoria dos indicadores ligados à saúde e bem-estar, entre outros, as atividades públicas associadas a este retiro demonstram que também os criadores têm uma palavra a dizer sobre o papel que a inovação tecnológica tem na definição de novos paradigmas artísticos e culturais em diálogo com a contemporaneidade”. Paulo Maria Bastos da Silva Dias, Reitor da Universidade Aberta, compartilha das mesmas ideias e completa afirmando que a iniciativa é uma oportunidade de “construção colaborativa das novas narrativas que irão transformar o conhecimento dos meios e instrumentos para a inovação no pensamento e no saber fazer”.

O evento conta com a cooperação do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), Artech International, Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (UALG ISE), Escola Superior de Educação e Comunicação (UALG ESEC), Centro Ciência Viva do Algarve, Tertúlia Farense, e Ginásio Clube de Faro.

.

 

CARTAZ_WEB_DMAD2017