Faculdade de Comunicação sediará II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas em 2017

alfamed

A Faculdade de Comunicação foi escolhida para sediar o II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, que acontecerá em outubro de 2017. O evento é uma iniciativa da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas para a Cidadania – Alfamed, da qual a Universidade Federal de Juiz de Fora faz parte e coordena os trabalhos no Brasil de mais seis universidades (UFSC, UNB, UFTM, UFF, UEPG, UNISO).  A coordenadora do PPGCOM Gabriela Borges afirma que “desde já estamos  nos mobilizando para organizar um evento tão grande que vai contar com a presença de participantes de diversos países da América Latina e Europa.

A decisão de realizar o congresso no Brasil foi divulgada no I Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, realizado nos dias 12 e 13 de setembro na Universidad Santiago de Cali, na Colômbia.  As professoras Gabriela Borges e Soraya Ferreira representaram a Faculdade de Comunicação apresentando trabalhos e divulgando os projetos desenvolvidos pela Rede no Brasil.

A coordenadora destaca que os estudos sobre a promoção das competências midiática integra os campos da Comunicação e da Educação e está crescendo na área da Comunicação. A formação de professores, alunos e profissionais de comunicação é muito importante a fim de que haja um uso mais consciente e capacitado das tecnologias da comunicação e da informação.  Dessa forma,  os estudos no campo das teorias da comunicação podem contribuir para a formação de indivíduos mais capacitados tanto na leitura crítica das mídias, quanto na produção criativa de conteúdos para serem disseminados nas redes e compartilhados nos mais diversos dispositivos.

A Alfamed é formada por pesquisadores brasileiros, colombianos, chilenos, peruanos, bolivianos, cubanos, mexicanos, equatorianos, argentinos, espanhóis, portugueses e italianos comprometidos com o interesse de criar, fundamentar, desenvolver, experimentar e difundir trabalhos de investigação e intervenção social  na área da Comunicação e da Educação em países ibero-americanos e europeus.