Alunos e professores do PPGCOM participam do XX Encontro SOCINE

socine

Com pelo menos cinco trabalhos aprovados, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF será representado por alunos e professores no próximo Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, em Curitiba (PR). Programado para acontecer entre os dias 18 e 21 de outubro, a SOCINE é considerada a maior organização de pesquisadores em cinema da América Latina. Na ocasião, os pesquisadores irão apresentar resultados de projetos desenvolvidos no PPGCOM.

Tendo como tema central as Convergências do | no Cinema e com Palestra Inaugural proferida pelo filósofo analítico Noël Carroll, o evento deste ano ressalta a reunião de várias artes na chamada sétima arte, quais sejam, teatro (performance, cenografia), literatura (textos, roteiros, falas, mesmo aquelas que são improvisadas), música (banda sonora), voz (poesia), fotografia, tipografia e similares, bem como as formas de pensar o mundo e outros campos de saber que passam pelo cinema como forma pensante. O encontro também irá repercutir os processos tecnológicos que são usados no cinema para conseguir os mais diversos propósitos e para realizar as diferentes funções procuradas pelos filmes.

Dentre os docentes, Gabriela Borges, Coordenadora do PPGCOM, com o trabalho Humor e riso na TV brasileira: análise da qualidade nas sitcoms, em uma abordagem pouco explorada pelos estudos televisivos, discutirá as formas em que o humor e o riso se apresentam nos sitcoms brasileiros sob a perspectiva dos estudos da qualidade. Érika Savernini, colaboradora da linha “Estética, Redes e Linguagens”, apresentará o estudo Subjetividade no modelo teórico cinematográfico de Pier Paolo Pasolini, na mesa “Cinema e subjetividade”. O debate em questão aborda os fundamentos do modelo teórico cinematográfico de Pasolini que permite ao diretor afirmar que o cinema é uma língua de poesia; subjetiva. Já na mesa que discute os trabalhos do realizador francês, Francois Ozon, Nilson Alvarenga, professor colaborador do PPGCOM, analisa As duas ficções de Rick e os regimes da fábula cinematográfica, debruçando-se sobre o filme que traz uma história dentro da outra: a de uma personagem que ficionaliza sua própria vida; e a história que o narrador está contando.

Em relação aos alunos participantes, Luiz Otávo Vieira, em colaboração com o professor Carlos Pernisa Júnior, apresentará o seminário Dos cacos às migalhas: alternativas para a narrativa cinematográfica, realizando uma análise sobre as transformações da narrativa cinematográfica, sobretudo a partir da chegada da tecnologia digital. Já na modalidade “Painéis”, Thalita Rocha irá debater sobre O filme-dispositivo enquanto pesquisa experimental em artes, expondo um excerto de seu projeto de pesquisa que reflete sobre as questões de linguagem, discurso e enunciação nesse tipo de filme, enquanto que Daiana Sigiliano, com o trabalho The X-Files na social TV: uma análise do perfil @thexfiles analisa as ações de social TV adotadas pelo canal Fox durante a exibição da décima temporada da série The X-Files (2016).

Em tempo, com inscrições encerradas para a apresentação de trabalhos, a XX edição da SOCINE, que será sediada pela UTP – UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ – está com inscrições abertas para ouvintes entre os dias 20 de agosto e 16 de setembro. Mais informações podem ser acessadas através do hotsite do evento.