Fechar menu lateral

Pesquisadores da UFJF e da Fiocruz debatem os “Discursos em Comunicação e Saúde” na II Jornada Sensus

Acontece no dia 8 de julho, próxima sexta-feira, a II Jornada Sensus, do grupo de estudos Sensus, da Faculdade de Comunicação da UFJF. O evento, que acontece das 16h às 20h, na Sala de Demonstração da Faculdade de Educação da UFJF, terá como tema “Discursos em Comunicação e Saúde”. Participarão das mesas pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (PPGCOM) e em Ciências da Informação e Comunicação Social da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz /PPGICS), do Rio de Janeiro. A entrada é franca, mas para a aquisição de certificado é necessária a inscrição on-line, no seguinte endereço:

 

https://docs.google.com/forms/d/1PE7j9M2c4-skYRe8rAPv9HzrzBV1h8ieRjW8b6N-YRw/viewform?c=0&w=1

 

A Jornada Sensus é um encontro anual que tem como objetivo a apresentação de pesquisas concluídas e em andamento, realizadas por mestrandos, mestres e doutores tanto do grupo Sensus quanto de convidados.

O Sensus, nascido em 2012, é um grupo de pesquisa voltado para estudos sobre a relação entre mídias e saúde, coordenado pelo professor Wedencley Alves Santana. O conceito de saúde com que trabalha o grupo é ampliado, envolvendo questões que vão desde a cobertura jornalística sobre epidemias, até temáticas como sexualidade, violência e mal-estar social. O Sensus está lotado na Faculdade de Comunicação da UFJF e é certificado pelo CNPq.

O professor Wedencley Alves Santana é professor da Facom-UFJF e de seu programa de pós-graduação stricto sensu, no qual integra a linha Comunicação e Poder. Com pós-doutorado pela EHESS (Paris), possui doutorado em Linguística (UNICAMP, 2007) e mestrado em Comunicação pela UFF (2002).

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Mesa 1: Percepções do mal-estar no contemporâneo

Renata Delage (mestranda/UFJF) – O direito à angústia: as colunas de Clarice no JB como espaço político de uma subjetivação resistente

Nathália Rippel (mestranda/UFJF) – “Quod me nutri, me destruit”: sujeitos da/na anorexia e discursos de si na rede

Iara Campos (mestranda/UFJF) – Os psicanalistas e seus discursos na mídia: uma análise de colunas e entrevistas

Isabela Lourenço (mestranda/UFJF) – Empoderamento feminino e vulnerabilidade em revistas femininas juvenis

Debate

 

Mesa 2: Comunicação e Saúde

Allan Gouvêa (Doutorando/Fiocruz/RJ) – O câncer e sua circularidade de sentidos

Catarina Schneider (Doutoranda/Fiocruz/RJ) – A construção discursiva dos jornais O Globo e Folha de São Paulo sobre a epidemia de meningite na ditadura militar brasileira (1971 – 1975)

Clarisse Castro (Doutoranda/Fiocruz/RJ) – Duas faces do mesmo Sistema: um estudo dos sentidos do SUS na mídia

Lorena Goretti Villela (Mestra/UFJF) – SUS entreaspas: Uma análise do discurso dos jornais Folha de São Paulo e O Globo sobre as Conferências Nacionais de Saúde (1992-2015)

Debate

Encerramento: Cícero Villela (Mestre/UFJF)