INTERMIDIAMIDADE E TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA – INTRODUÇÃO E ANÁLISE

Disciplina: INTERMIDIAMIDADE E TRADUÇÃO INTERSEMIOTICA – INTRODUÇÃO E ANÁLISE

Docentes responsáveis: DR. ALVARO JOAO MAGALHAES DE QUEIROZ e DRA. GABRIELA BORGES MARTINS CARAVELA

Carga horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Esta disciplina introduz os Estudos de Intermidialidade e o fenômeno de tradução intersemiótica, e está dividida em dois blocos – (i) tratamento sistemático deste fenômeno com foco em metodologias e modelos baseados na Semiótica de C.S.Peirce e em Estudos de Tradução (Translation Studies); (ii) principais características da poética beckettiana com foco no diálogo entre diferentes mídias, intersemioticidade e recorrência de temas, transcriação, narrativas e personagens.

Bibliografia: Aguiar, D.; Queiroz, J. 2010. Modeling Intersemiotic Translation: Notes Toward a Peircean Approach. Applied Semiotics (Online), v. 24, p. 68-81. ___. 2010. Tradução intersemiótica ação do signo e estruturalismo hierárquico. Lumina, v. 1, p. 1-14. Beckett, Samuel. 1990. The complete dramatic works. 2ªed. Londres: Faber and Faber Limited. ___. 1985. Proust. Trad. port. Arthur Nestróvsky. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Ben-zvi, Linda. “Samuel Beckett’s media plays” em Modern Drama. v. 28, n°1, mar., 22-37. Borges, Gabriela. 2009. A poética televisual de Samuel Beckett. São Paulo, Annablume. ___. 2011. ‘Play it again, Sam.’ Transcriação de narrativas beckettianas nos meios audiovisuais. TV: formas audiovisuais de ficção e documentário. Faro, Ciac e Socine, v.I, p. 79-89. Brater, Enoch. 1985. Towards a poetic of television technology: Beckett’s Nacht und Träume and Quad. Modern Drama. v. 28, n°1, mar., 48-54. Cluver, C. 2006a. Inter textus / inter artes / inter media. Aletria. Revista de estudos de literatura. n. 14. Jul-Dez. 11-41. ___. 2006b. Da transposição intersemiótica. In: Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Márcia Arbex (org.). Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. 107-166. ___. 2001. Estudos Interartes: orientação crítica. In: Floresta Encantada: novos caminhos da literatura comparada. Helena Buescu, João Ferreira Duarte & Manuel Gusmão (Eds.). Publicações Dom Quixote. 333-59. Deleuze, Giles. 1995. The exhausted. Substance. A review of theory and literary criticism. v.24, n°3, 3-28. Fehsenfeld, Martha. 1982. Beckett’s late works: an appraisal. Modern Drama. v.25, n°3, set., 355-62. Harmon, Maurice (ed). 1999. No author better served. The correspondence of Samuel Beckett and Alan Schneider. Cambridge & Londres: Harvard University Press. Hoek, L. H. 2006. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Márcia Arbex (org.). Programa de Pós-graduaςão em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. 167 -189. Kalb, Jonathan. 1989. Beckett in performance. Cambridge & Nova York: Cambridge University Press. Knowlson, James. 1996. Damned to fame. The life of Samuel Beckett. Londres: Bloomsbury Publishing. Machado, Arlindo. 2000. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac. Meschonnic, H. 2010. A Poética da Tradução. Editora Perspectiva. Oliveira, S. R. 2007. Literatura e outras artes hoje: o texto traduzido. Letras n. 34. Literatura e outras artes & cultura das mídias. 189-205. Plaza, J. 1987. Tradução intersemiótica. Editora Perspectiva. Pountney, Rosemary. 1994-5. Beckett and the camera. Samuel Beckett Today/Aujourd’Hui. The savage eye. n°4, 41-52. Queiroz, J. 2010. Tradução criativa, diagrama e cálculo icônico. Alea: Estudos Neolatinos, v. 12, p. 322-332. Rajewsky, I. 2012. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: Intermidialidade e Estudos Interartes. Thais Flores Nogueira Dinis & André Soares Vieira (Eds.) Editora UFMG. 51-74. ___. 2005. Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality. intermédialités • no 6 automne 43-64. Voigts-Virchow, Echart. 1998. Exhausted Cameras: Beckett in the TV-Zoo. Samuel Beckett. A Casebook. Jennifer M. Jeffers (org.). Nova York e Londres: Garland Publishing, Inc, 225-49.