Disciplina: HERBERT MARSHALL MCLUHAN: CONCEPÇÕES, ESTILO E OBRAS
Docente responsável: DR. ALUIZIO RAMOS TRINTA
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Ementa: Reflexão acerca das ideias, das formulações e da obra teórica do pensador canadense da comunicação midial Herbert Marshall McLuhan (1911-1980), pondo-se em destaque sua originalidade autoral posta em evidência, em confronto e contraste às teorias da(s) mídia(s) conhecidas à época de vigência plena da Modernidade. Programa analítico: 1. Gênese e origem 1.1 dados biográficos 1.2 trajetória acadêmica 1.3 influências intelectuais recebidas 1.4 influências intelectuais exercidas 1.5 confrontos e contrastes intelectuais 2. Explorador (intra- e intergaláctico) no tempo e no espaço 2.1 erudição e afeição à arte e à cultura pop 2.2 retórica, composição poética e estratégia discursiva 2.3 abdução (por princípio) 2.4 metáfora (por meio) 2.5 paradoxo (por fim) 3. Uma teoria da mídia 3.1 a Vulgata mcluhaniana 3.2 teoria da Comunicação: a conexão canadense 3.3 técnica e tecnologia: evolucionismo midial 3.4 a Modernidade 4. Da compreensão da(s) mídia(s) à proposição de seus princípios constitutivos 4.1 a Gestalt: percepção; estética; figura/fundo 4.2 as Tétrades 5. Por uma ecologia da mídia.
Bibliografia: Obras do Autor McLUHAN, Marshall. The Mechanical Bride: Floklore of the Industrial Man. Boston: Beacon Press, 1967. (Primeira edição New York: Vanguard Press, 1951. McLUHAN, Marshall e CARPENTER, Edmund (orgs.) Explorations in Communication. Boston: Beacon Press, 1960. (Revolução na Comunicação. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968). ________. The Gutenberg galaxy. Toronto: University of Toronto Press, 1962. ________. Understanding Media: Extensions of Man. Toronto: Signet Books, 1964. (Os mei-os de Comunicação como extensões do homem. Trad. Décio Pignatari. São Paulo: Cul-trix: 2006). McLUHAN, Marshall e FIORE, Quentin. The Medium is the Massage: an Inventory of Effects. Toronto: Bantam Books, 1967. (O meio é a massagem. Tradução e Notas de Júlio Silvei-ra. Rio de Janeiro: Imã Editorial, 2011). ________. e _________. War and Peace in the Global Village. New York/Toronto: Bantam Books, 1968. McLUHAN, Marshall e WATSON, Wilfred. From Cliché to Archetype. New York: Pocket Book, 1971. (Do Clichê ao Arquétipo. Tradução de Ivan Pedro Martins. Rio de Janeiro: Record, 1973). McLUHAN, Marshall. Laws of Media: The New Science. Toronto: University of Toronto Press, 1988. B. Obras sobre o Autor COLLADO, C. Fernández e SAMPIERI, R. Hernández. Marshall McLuhan: el explorador soli-tario. Mexico: Grijalbo, 1995. GENOSKO, Gary. McLuhan and Baudrillard: the Masters of implosion. London and New York, 1999. IRVING, John A. (org.) Mass Media in Canada. Toronto: The Ryerson Press, 1969. LEVINSON, Paul. A arma suave: história natural e futuro da revolução da informação. Tradu-ção de J. Freitas e Silva. Lisboa: Editorial Bizâncio, 1998. McLUHAN, Stephanie e STAINES, David (orgs.). McLuhan por McLuhan: conferências e en-trevistas. Tradução A. de Pádua Danesi. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. OLIVEIRA FILHO, Wilson. Desconstruindo McLuhan: o homem como (possível) extensão dos meios. Rio de Janeiro: e-papers, 2009. PEREIRA, Vinícius Andrade. Estendendo McLuhan: da Aldeia à Teia Global. Comunicação, Memória e Tecnologia. Porto Alegre: Sulina, 2011. SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis (RJ): Vozes, 2006. SOUSA, Janara; CURVELLO, João; e RUSSI, Pedro (orgs.) 100 Anos de McLuhan. Brasília (DF): Casa das Musas, 2012.