COMUNICAÇÃO E GOVERNO DE CONDUTAS

Docente responsável: DRA. MARTA DE ARAUJO PINHEIRO

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Mídia e discursos sobre mudanças sociais, políticas e culturais. Relações de poder no arranjo comunicativo que visam consenso público. Debates contemporâneos (meio ambiente, consumo, prevenção, humanitarismo) que envolvem disputas sobre dever moral e liberdade ética em torno do sentido da vulnerabilidade, despossessão, resiliência e risco. As contribuições dos estudos de governamentalidade aos estudos da comunicação, envolvendo a interligação de, por um lado, racionalidades, tecnologias, programas e materialidades da governamentalidade e, por outro, textualidades e discursividades que circulam nas práticas de condução das condutas.

Bibliografia: ARADAU, Claudia e MUNSTER, Rens Van. Politics of catastrophe: genealogies of the unknow. New York, Routledge, 2011 BECK, Ulrich. Climate for change, or how to create a green modernity? In.: Theory, culture and society. 2010, vol. 27 (2-3): 254-266 BINKLEY, Sam & CAPETILLO, Jorge (Eds.). A Foucault for the 21st century: governmentality, biopolitics and discipline in the new millennium. Newcastle: Cambridge Scholars Press. 2009 BOURG, D., JOLY, P.B., KAUFMANN, A. (Dir.). Du risque à menace. Paris: PUF, 2013. BRÖCKLING, Ulrich, KRASMANN, Susanne & LEMKE, Thomas (Eds.). Governmentality: current issues and future challenges. Abingdon: Routledge. 2011 BUTLER. J. and ATHANASOU, A. Dispossession: the performative in the political. Cambridge: Polity Press, 2013. CHÂNTAIGNER, Jean-Marc; MAGRO, Hervé (orgs.). États et sociétés fragiles: entre conflits, reconstruction et développement. Paris: Édition Karthala, 2007 DALBY, Simon. Security and environmental change. Cambridge: Polity Press, 2009. EVANS, B. e REID, J. Resilient life. Cambridge: Polity Press, 2014. FASSIN, D. A companion to moral anthropology. London: Wiley-Blackwell, 2012. _________. Humanitarian reason: a moral history of the present. California: University of California Press, 2011. FASSIN, D. and PANDOLFI, M. (eds.) Contemporary states of emergency. The politics of military and humanitarian interventions. Cambridge, MA: Zone Books. 2008. FERREIRA, Leila da Costa (org.). A questão ambiental na América Latina. Campinas: Editora Unicamp, 2011. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 3 ed. RJ: Graal, 1982 _____________. A ordem do discurso. SP: Loyola, 1996. _____________.Nascimento da biopolítica. SP: Martins Fontes, 2008 _____________ Le courage de la verité. Paris: Gallimard, 2009 ____________. O governo de si e dos outros. SP: Martins Fontes, 2011. GROS, Frédéric. Le príncipe securité. Paris: Gallimard, 2012 GRUSIN, Richard. Premediation. NY: Palgrave, 2010 KOSELLEK, R. Crisis. In.: Journal of history of ideas. Vol. 67. N. 2 April, 2006.p. 357-400. LAKOFF, A. Preparing to the next emergency. In: Public culture, 2007, n.19. 247-71. LEMKE, T. Biopolitics: an advanced introduction. New York: New York University Press, 2011. MILLER, P. and ROSE, N. Governing the present. Cambridge: Polity Press, 2008 NEYRAT, Fréderic. Biopolitique des catastrophes. Paris: Musica falsa, 2008 PINHEIRO, Marta. Consumo ético em questão: escolha, governamentalidade e meio ambiente. In.: Esferas – Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação. Brasília, abril, 2014. ________________. Meio ambiente e consumo: representações na mídia sob a perspectiva teórica da governamentalidade. In: Fronteiras. Porto Alegre Unisinos, 2014. REVET, S. e LANGUMIER, J. (dir.). Le gouvernement des catastrophes. Paris: Karthala, 2013. ROSE, N. Governing the soul. 2 ed. London: Free Association, 1999. _______. Powers of freedom: reframing political thought. Cambridge: Cambridge University Press. 1999 VAZ, P. e RONY, G. Políticas do sofrimento e as narrativas midiáticas de catástrofes naturais. Famecos, 18 (1), 2011: p. 212-234. WALKER J. and COOPER, M. Genealogies of resilience. Security dialogue, 2011, vol. 14 (2): 143-160 WILKINSON, I. Vulnerability in everyday life. London: Routledge, 2010.