COMUNICAÇÃO, DISCURSOS E IDENTIDADES

Docente responsável: DR. WEDENCLEY ALVES SANTANA

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Fundamentos epistemológicos da Análise do Discurso (AD); matrizes da AD e seus diálogos: a AD franco-brasileira, a AD e a arqueologia, AD e a teoria dialógica da linguagem, a AD e a análise de linha anglo-saxônica; fundamentos simbólico-discursivos, narrativas de si e o impacto dos meios nos processos de auto-percepção identitária. AD como disciplina; AD como metodologia; dispositivos teóricos e dispositivos analíticos; Análise do Discurso Midiático; Análise do Discurso Jornalístico.

Bibliografia: Brait, Beth. Bakhtin, Conceitos-Chave. São Paulo: Contexto Brait, Beth. Bakhtin, Outros Conceitos-Chave. São Paulo: Contexto. Courtine, J-J. Análise do Discurso Político. São Carlos, SP: Edufscar. Fairclough, N. Discurso e Mudança Social. Brasília: UnB. Foucault, M. Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola. _________ Arqueologia do Saber. São Paulo: Forense Universitária Orlandi, Eni P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido, Ideologia. Campinas: Pontes. __________Discurso, Espaço, Memória – Caminhos da identidade no sul de Minas. Campinas: editora RG. (org) ___________Análise de Discurso Michel Pêcheux textos escolhidos. Campinas: Pontes. (org.) ___________ Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes ___________As Formas do Silêncio (1a. edição: 1992, Ed. da Unicamp; Prêmio Jabuti 1993). 6. ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp. ___________Análise de discurso: princípios e procedimentos (1a. edição: 1990, Ed. Pontes). 2. ed. Campinas: Pontes. ___________Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico . Campinas: Pontes. Pêcheux M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. __________“Delimitações, Inversões e Deslocamentos”, Cadernos de Estudos Lingüísticos, 19, Campinas: Unicamp, 1990. p. 7-24. ___________ Ler o arquivo hoje. In: Orlandi, Eni P. (org). [et al]. Gestos de leitura, 1997, p. 55-65. __________“Sobre os contextos epistemológicos da Análise de Discurso”, Cadernos de Tradução. n. 01. Porto Alegre: Editora da UFRGS __________O discurso: estrutura ou acontecimento. 3. ed. Campinas, SP: Pontes.