FAPEMIG aprova projetos de professores do PPGCOM

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) aprovou recentemente o financiamento de dois projetos do Edital Universal 2015 de professores do PPGCOM-UFJF para o biênio 2016-2018.

“Divulgação científica e narrativas audiovisuais: estudo de recepção sobre a relação ciência e espiritualidade da TV Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (TV-NUPES/UFJF)” é o título do projeto do professor Paulo Roberto Figueira Leal, idealizado pelo aluno do PPGCOM, Rodrigo Lobão, que tem como objetivo compreender como a divulgação da ciência, através do audiovisual, se configura como um processo comunicativo.

Para este fim, serão realizadas análises da TV online NUPES (TV do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde) que realiza publicações semanais de vídeos nas mídias digitais. O Núcleo trabalha com pesquisas que relacionam religiosidade e ciência e o resultado do conteúdo dessa informação é direcionado à população através de pequenos trechos de entrevistas com pesquisadores.

Apesar da divulgação através dos vídeos, há dúvidas quanto à compreensão do material, especialmente se há diminuição das tensões entre religião e ciência. A hipótese é de que esses conteúdos audiovisuais são capazes de diminuir tais tensões, entretanto, irá investigar em que medida isso acontece.

A metodologia utilizada será um estudo de recepção através de um grupo focal formado por professores e alunos da UFJF. Tal método poderá lançar luz sobre as narrativas construídas por esse público a respeito dos vídeos.

Já o projeto “Competências midiáticas em cenários Euroamericanos” de autoria da professora e coordenadora do PPGCOM, Gabriela Borges Martins Caravela, em parceria com a Rede Euroamericana de Alfabetização Mediática (Alfamed), objetiva promover a discussão sobre a importância do desenvolvimento de competências midiáticas pelos indivíduos ao longo da vida. Estas são importantes tanto no sentido de capacitar os cidadãos para fazerem uma leitura crítica das mídias quanto para produzirem conteúdos midiáticos de qualidade e que promovam intervenções críticas na sociedade.

Para tanto, as equipes de cada universidade brasileira que fazem parte do projeto (Universidades Federais de Santa Catarina, do Triângulo Mineiro, Fluminense, Estadual de Ponta Grossa e Universidade de Brasília) coordenadas pela UFJF vão desenvolver um estudo com crianças de 9 a 10 anos, adolescentes de 14 a 16, universitários de 19 a 21 e professores.

A primeira atividade é um questionário para levantar dados sobre as competências mínimas necessárias para utilização de tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos. Posteriormente, realizar um diagnóstico sobre o nível de competência midiática desses diversos grupos com intuito de preparar ações de formação para promoção da melhoria destas competências. “Tendo em vista a digitalização da sociedade do conhecimento, é preciso pensar formas de empoderar a população em diversas faixas etárias para, não só ter acesso e saber utilizar essas ferramentas, como também saber lidar com a tecnologia principalmente, na produção de conteúdo para a internet. Nossa intenção é levantar dados e compará-los nacional e internacionalmente”, analisa Gabriela Borges.

Como a UFJF coordena a parceria do projeto em âmbito nacional e, consequentemente, dialoga com universidades no exterior (Espanha, Portugal, Itália, Argentina, Chile, Equador, México, Venezuela, Colômbia, Peru) que também estão envolvidas na Rede, cabe ressaltar a importância dessa iniciativa para as atividades desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação, que propõem a formação de redes nacionais e internacionais de conhecimento.