PPGCOM/UFJF participa do Compós com número recorde de trabalhos

A Compós 2016 está chegando! O 25º Encontro Nacional Compós será realizado de 7 a 10 de junho, na Universidade Federal de Goiás, tendo entre seus participantes um número inédito de docentes do nosso programa. Enquanto a média de trabalhos aceitos no congresso era de 1,8 por ano até 2015, este ano temos seis artigos publicados, o que aumenta a média para 2,2. Confira no gráfico:

Gr+ífico Comp+¦s

*Os dados foram computados com base em pesquisa por nome dos atuais professores do programa.

Os encontros da Compós possuem um diferencial em relação a outros congressos: nos grupos de trabalho, os textos são previamente lidos por todos os autores e recebem um relato crítico, enviado com antecedência por outro expositor, previamente selecionado pela coordenação. De acordo com os Critérios para Criação, Funcionamento e Avaliação dos GTs da Compós, os relatos não são apenas resenhas, pois devem ser concebidos como críticas que estimulem o debate acadêmico, assinalando contribuições a serem aprofundadas e desenvolvidas, além de sugerirem debates acerca de construções metodológicas, por exemplo.

A coordenadora do PPGCOM, Gabriela Borges, acentua a importância da participação no evento. “Fico muito contente em termos tantos trabalhos na Compós, que é o congresso mais renomado na nossa área, porque é muito qualificado e bastante competitivo”. A docente acredita que a aceitação dos trabalhos faz parte de uma política do programa em incentivar a participação de alunos e professores nos congressos da área. Ela afirma que os incentivos para a participação são feitos durante todo o ano, porém observa que, neste ano, devido aos cortes financeiros, a ajuda de custo foi reduzida.

Para a professora Iluska Coutinho, “esse tipo de articulação permite que os autores possam muitas vezes re-elaborar suas perspectivas e uma maior consolidação do texto sobre a pesquisa desenvolvida”. A mestranda Daiana Sigiliano comemora a oportunidade de apresentar seu trabalho no congresso, e suas expectativas para o evento são as melhores possíveis. Segundo ela, “o encontro estimula o diálogo entre os pesquisadores, o que é ótimo para o enriquecimento da pesquisa”.

Comp+¦s 2015

O Compós 2015 teve participação da professora e atual coordenadora do PPGCom, Gabriela Borges, juntamente com o aluno Vitor Lopes Resende. Foto: Divulgação.

Confira a lista dos trabalhos do PPGCOM da UFJF que serão apresentados:

Biosemiótica como nova fronteira e sua aplicação na comunicação ambiental, de Francisco José Paoliello Pimenta e Lucas Delecrode Alves. O artigo é parte do estudo desenvolvido a partir de um projeto de iniciação científica, que verifica a eficiência do modelo de análise da biosemiótica nos processos comunicacionais verificados em áreas de risco ambiental. No trabalho, foram analisados os sites da Prefeitura de Búzios e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) do Rio de Janeiro. “Agora estamos trabalhando o site da Petrobrás, para o próximo artigo conjunto que vamos produzir”, relata o docente Francisco Pimenta.

Vielas de sentido: discurso e imaginário na cobertura do Globo sobre a “ocupação” do alemão, de Cícero Costa Villela e Wedencley Alves Santana. O trabalho se insere no contexto da pesquisa de mestrado do ex-aluno do programa, Cícero Villela, intitulado “Mídia, territorialidades e subjetivações: Uma cartografia discursiva sobre as favelas”. O artigo analisa matérias sobre o acontecimento discursivo em que se constituiu a chamada “pacificação do Alemão” publicadas pelo jornal O Globo, bem como o arquivo de reportagens sobre o dia seguinte da ocupação do Complexo do Alemão.

A matriz de avaliação e o índice de qualidade como suportes para aferição da qualidade do telejornalismo nas emissoras públicas, de Iluska Coutinho e José Tarcísio Oliveira Filho (UFMG). O artigo é um recorte do trabalho de mestrado do ex-aluno do PPGCOM, “A TV pública e a busca por métodos de verificação da qualidade”. O texto propõe uma matriz para avaliar a qualidade da TV Pública, desenvolvendo o Índice de Qualidade (IQ), um indicador para mensurar a qualidade do produto audiovisual. O noticiário Repórter Brasil, da TV Brasil, é analisado como objeto empírico.

Memória e esquecimento na CNV: um estudo sobre a (res)significação da ditadura, de Fernanda Nalon Sanglard (UERJ) e Teresa Neves. Segundo a docente, trata-se de “um estudo sobre a representação da memória no relatório da Comissão Nacional da Verdade, destacando-se no documento os sentidos que muitas vezes não são evidenciados nas memórias produzidas pela mídia em torno da ditadura civil-militar brasileira”. O trabalho se debruça sobre as conclusões e recomendações do documento da CNV (capítulo 18) e investiga o conteúdo da cobertura noticiosa acerca da divulgação do relatório.

A reciclagem de filmes domésticos no documentário: uma análise das imagens da memória nos filmes “Elena” e “Os dias com ele”, de Ana Clara Campos dos Santos e Christina Ferraz Musse. No artigo é estudado o modo como os filmes domésticos de arquivo são “reciclados” em filmes contemporâneos. Para a análise empírica, são analisados os documentários autobiográficos Elena (Petra Costa, 2012) e Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013).

O diálogo entre a complexidade narrativa e a social TV no projeto XFRewatch da série “The X-Files”, de Daiana Sigiliano e Gabriela Borges. O artigo dá continuidade à pesquisa da mestranda e discute a social TV no âmbito das narrativas ficcionais seriadas. O objetivo é refletir sobre os aspectos da complexidade narrativa presente nos comentários postados no Twitter durante o projeto XFRewatch. Lançado pelo fã clube The X-Files News, o projeto dialoga com a Social TV ao estimular os fãs da série a compartilharem em tempo real suas impressões sobre os episódios no microblogging.