O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF), torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para disciplinas isoladas no Curso de Mestrado em Comunicação – turma 2016 (1º semestre).
Estão abertas até 09 de março de 2016 as inscrições para as disciplinas isoladas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF no primeiro semestre de 2016.
Por decisão do Colegiado do PPGCOM estarão abertas, de 02 a 09 de março de 2016, das 13h00 às 16h00, na Secretaria da PPGCOM, as inscrições para seleção em vagas de disciplina isolada. Não serão aceitas inscrições pelo correio. Ao efetuar sua inscrição, o candidato deverá indicar em ordem de prioridade as disciplinas que tem interesse em cursar, sendo, contudo, permitida a matrícula em apenas uma disciplina por semestre. É necessário o preenchimento de um formulário de inscrição (seção arquivos do site do PPGCOM/UFJF) para cada disciplina pretendida.
De acordo com o Artigo 45 do Regimento do PPGCOM, graduado não inscrito no Programa, seja ou não discente de outro Programa de mestrado, poderá requerer matrícula como discente especial em disciplina isolada, mediante formulário próprio, acompanhado de uma foto 3X4, identidade e dos seguintes documentos:
Ao discente especial de disciplina isolada será permitido cursar, no máximo, vinte e cinco por cento (25%) do total de créditos do Programa (Art. 47, vide Regimento do PPGCOM), em semestres diferentes. O discente regular do Programa poderá aproveitar os créditos de disciplinas que tenha cursado na condição de discente especial, desde que tenha atingido a nota mínima oitenta (80) em cada disciplina cujos créditos serão aproveitados (Art. 48, vide Regimento do PPGCOM).
Estarão disponíveis as seguintes vagas:
4.1) Linha Comunicação e Poder
– Comunicação e Poder – 04 créditos – 3ª Feira – 14h00 às 16h00 (03 vagas)
Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal
Comunicação e Poder parte do pressuposto de que, nas sociedades midiatizadas, há, graças a ações e processos comunicacionais, uma dinâmica configuração e reconfiguração das relações de força entre grupos sociais e relações de poder entre indivíduos e instituições, com implicações na sociabilidade e na percepção de si dos sujeitos. A partir disso, dentro do âmbito da linha, constituem-se reflexões e investigações sobre comunicação e representação político-partidária; comunicação e políticas públicas (de saúde, de esporte, de comunicação e radiodifusão); comunicação e políticas institucionais, organizacionais e corporativas; discurso, poder e saber; mídias, sujeitos e espaço público; comunicação, biopolíticas e sociabilidades; e comunicação, poder e história.
– Complexidade, Identidades e Organizações – 04 créditos – 3ª Feira – 16h00 às 18h00 (04 vagas)
Prof. Dr. Boanerges Balbino Lopes Filho
Ementa: O paradigma complexo. A realidade fragmentada e a visão do conjunto. Complexidade e mudanças. A organização da noosfera. Metalógica e metáforas. As ideias de Fritjof Capra e Edgar Morin. Complexidade e identidades. Das identidades institucionais às imaginárias. Complexidade e organizações. Da auto-organização à auto-eco-organização. Viver e lidar com o caos e com o Tao nas organizações. As articulações possíveis entre a complexidade e os conceitos referentes às organizações e a comunicação organizacional.
– Comunicação, Identidade e Práticas Socioculturais – 04 créditos – 2ª Feira – 14h00 às 16h00 (04 vagas)
Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra
Estudo sobre como a comunicação contribuiu para que as manifestações populares como o futebol e o carnaval se constituíssem como identidade cultural do brasileiro. As diversas formas como essas manifestações foram usadas para que esses eventos se tornassem referência na identificação do povo e como os meios de comunicação reforçaram essas características. Como esses eventos contribuíram para como os meios de comunicação reforçaram essas características. Como esses eventos contribuíram para a linguagem da mídia audiovisual. As formas de narrativa originadas por essa experiência com a cultura brasileira.
– Mídia, Intelectuais e Poder no Brasil do Século XX – 04 créditos – 4ª Feira – 16h00 às 18h00 (01 vaga)
Profa. Dra. Aline Andrade Pereira
Ementa: Discussão e problematização do papel do intelectual na sociedade a partir de dois projetos de governo: o estadonovista e o ipesiano (1962-1964). Investigação da mídia como instrumento de divulgação e lócus privilegiado do debate. As diferentes definições do conceito de intelectual e intelectualidade a partir de alguns autores das Ciências Sociais, a saber: o intelectual orgânico, de Antonio Gramsci; a noção de intelligentsia de Karl Manheim; as concepções de Jean François Sirinelli sobre estrutura de sociabilidade, redes e microclima. A constituição do campo intelectual e a homologia com o campo de poder. A formação da esfera pública e da opinião pública. O lugar e o papel do intelectual na mídia.
4.2 Linha Cultura, Narrativas e Produção de Sentido
– Narrativas e Televisualidades – 04 créditos – 2ª Feira – 16h00 às 18h00 (03 vagas)
Profa. Dra. Iluska Maria da Silva Coutinho
Conceitos e percursos para leitura e análise da televisualidade e suas narrativas em diferentes suportes. Estratégias de narração e sentido próprias das obras audiovisuais. Consumo, interpretação e novos circuitos culturais de/para obras televisuais.
– Memória e Esquecimento na Narrativa Contemporânea – 04 créditos – 3ª Feira – 13h00 às 16h00 (05 vagas)
Profa. Dra. Teresa Cristina da Costa Neves
Narrativa, tradição e contemporaneidade. Mídia e narrativa: multiplicidade e fragmentação. Memória e cultura: os sentidos contemporâneos da memória individual e coletiva. O esquecimento como positividade frente aos atuais modos de existir. O tema e a representação da memória e do esquecimento nas produções narrativas literárias, cinematográficas, televisuais e multimidiáticas na atualidade.
4.3) Linha Estética, Redes e Linguagens
– Estética, Cinema e Comunicação – 04 créditos – 6ª Feira – 14h00 às 16h00 (03 vagas)
Prof. Dr. Nilson Assunção Alvarenga
Modos narrativos, estilos e espectatorialidade no cinema contemporâneo. Mudanças temáticas e estéticas no contexto do novo cinema mundial. O cinema digital e as novas formas de produção e recepção de obras audiovisuais.
– Marshall McLuhan e a Comunicação Tecno-estética da Contemporaneidade – 04 créditos – 2ª Feira – 14h00 às 16h00 (03 vagas)
Prof. Dr. Aluízio Ramos Trinta
O campo da comunicação midial, na proposição pioneira de Marshall McLuhan; a tradição do pensamento estético e sua virtual encampação contemporânea por parte de interfaces tecnológico-midiáticas. Estética e ética: a comunicação em rede e sua instantaneidade, produtoras de novas linguagens, com repercussões filosófico–estéticas, socioculturais e políticas. A valorização das aparências, o triunfo dos simulacros ou sucedâneos do real; gadgets de alto brilho e rico aspecto; estetização da vida cotidiana no mundo ocidental.
– Linguagem e Reconfiguração Estética das Mídias – 04 créditos – 3ª Feira – 14h00 às 16h00 (06 vagas)
Profa. Dra. Soraya Maria Ferreira Vieira.
Ementa: Manifestações comunicacionais emergentes, remediação, convergência de mídia, linguagens e hibridismo.Semiótica, estética e Icône. Ambiência.Semioesfera. Hipertelevisão. Transmídia e era pós-network. Estética e Experimentação de linguagens.
O resultado da seleção será divulgado neste site no dia 15 de março de 2016 e afixado no mural da Secretaria do Programa. Em nenhuma hipótese, serão divulgados resultados por outros meios. A aceitação do candidato deverá incluir, ao final do processo, parecer favorável do professor responsável pela disciplina, implicando a possibilidade de que nem todas as vagas venham a ser preenchidas.
A confirmação da matrícula se dará após a anuência do professor da disciplina e do coordenador do curso e a confirmação da CDARA (Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos).
Pedidos de informações adicionais devem ser feitos apenas pelo e-mail: secretariappg.facom@ufjf.edu.br.