Professora dos EUA examina laços entre cultura e memória da ditadura no Brasil

“A memória da ditadura militar na televisão brasileira: a minissérie Anos Rebeldes da Rede Globo como estudo de caso” é o tema que a professora de Estudos Culturais Brasileiros da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, Rebecca Atencio, apresenta na próxima quinta-feira, 12 de novembro, às 17 horas, no anfiteatro da Faculdade de Comunicação da UFJF.

A palestra é um pré-evento que integra a programação do XIII Encontro Regional de Comunicação, a ser realizado pela Facom, entre 2 e 4 de dezembro. Promovido em parceria com o PPGCOM/UFJF, o Erecom 2015 discutirá “Comunicação, memória e autoritarismo”, com destaque para o trabalho desenvolvido pela Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.ufjf.br/facom/.

Rebecca Atencio é doutora e professora de literatura brasileira contemporânea e seus estudos enfatizam a interseção entre cultura popular e direitos humanos. Tomando o Brasil e a memória da ditadura civil-militar como estudo de caso, a pesquisadora examina textos culturais (literários, teatrais, cinematográficos, teledramatúrgicos), bem como espaços físicos de memória, produzidos desde meados dos anos 1970, interessando-se particularmente por suas repercussões no mundo real. Seu intuito é interrogar como a cultura pode promover o testemunho individual e coletivo, em diálogo com o processo de justiça de transição. É autora de “Memory’s turn: reckoning with dictatorship in Brazil”, lançado pela editora da Universidade de Wisconsin no ano passado.

PALESTRA “A memória da ditadura militar na televisão brasileira: a minissérie Anos Rebeldes da Rede Globo como estudo de caso”

Profa. Rebecca Atencio (Universidade de Tulane – Nova Orleans)

DATA 12 de novembro, quinta-feira

HORÁRIO 17h